Siga-nos

Barreiras

Música, Dança e Literatura Afro-Brasileira Incendeiam a Noite de Encerramento da VI Flib

Festa Literária Internacional de Barreiras 2023: A Celebração Triunfante da Afrobrasilidade por Meio das Artes

Publicado

em

Da esquerda para a direita: A dançarina Larissa Martins, Maurício Faísca, e ao fundo, os membros da banda, Ramon Ariêvilo e Piu Bass, capturados em um momento de pura expressão artística durante o encerramento da VI Flib | Foto: Divulgação

A Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib) de 2023 concluiu na quinta-feira (25), marcando a noite com apresentações musicais empolgantes na Praça Landulfo Alves. Orquestrada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, juntamente com os curadores e parceiros, o evento de três dias proporcionou múltiplos espaços para diálogos permeados pelo tema “As Literaturas Afro-Brasileiras e Africanas: Conectando Mundos”.

Este festival literário reuniu uma diversidade de participantes – desde estudantes, acadêmicos e artistas até entusiastas da cultura e cidadãos comuns – em uma jornada coletiva para explorar as literaturas afro-brasileiras, um campo negligenciado por muito tempo. Esta jornada incluiu ainda uma reflexão profunda sobre como essas literaturas poderiam se infiltrar nas escolas e na vida cotidiana das pessoas.

Flib 2023

Na noite de encerramento, a praça pulsou ao som da música de raízes africanas. Mauricio Faísca, um artista multitalentoso, deu início à festa com o espetáculo “Águas que Lutam”, uma performance integrada que envolveu música e teatro para discutir as divindades do Oeste, a força das águas e a apresentação de músicas negras e autorais.

Seguindo em frente, Alexandre Leão trouxe sua essência baiana para o palco, encantando o público com seu repertório de MPB que reverenciava a música baiana e axé. Para finalizar, a banda Os Filhos de Jorge agitou a multidão com seus hits de sucesso, realçando a importância de debater sobre negritude, racismo e afrobrasilidade.

Flib 2023

“Fechamos a Flib 2023 com chave de ouro, com uma repercussão excelente e, sobretudo, integrando o poder público às instituições de ensino”, declarou o prefeito Zito Barbosa. “Já estamos planejando a VII edição da Flib, que trará ainda mais novidades, oportunidades e enriquecimento literário e cultural”, concluiu.

Flib 2023

Da redação com fotos e informações da Dircom Barreiras

Fala Barreiras