Siga-nos

Barreiras

Moradores reclamam de operação tapa buracos em Barreiras

Publicado

em

Por: Silvana Costa
Fotos: Silvana Costa e Osmar Ribeiro

Trafegar em Barreiras está cada vez pior. Como se não bastasse as dificuldades quanto a organização do trânsito, a quantidade de buracos espalhados ao longo das ruas tem tirado o sossego de todos, e não importa se é a pé, de bicicleta, carro ou moto. A situação incomoda muito e a reclamação é geral.

Serviço sendo realizado pela prefeitura de Barreiras

Serviço sendo realizado pela prefeitura de Barreiras

Desde os bairros ao centro da cidade, os buracos tornaram-se companheiros dos moradores, indesejáveis, mas se tornaram. “Está impossível. Nós, moradores não suportamos mais tanto descaso com a infraestrutura. Já imagino sair de casa com este caminhão. Os gastos com oficina são constantes”, disse o motorista Fabrício Moreira.

Nos últimos dias, a prefeitura começou uma operação tapa buracos, mas ao invés de dar um fim nas reclamações, o trabalho foi motivo de mais chateações por parte da população, segundo a Câmara de Vereadores. De acordo com a Casa Legislativa, as insatisfações foram manifestadas pessoalmente pelo povo e também por meio de inúmeras ligações telefônicas. Os moradores queixavam da qualidade do serviço. Por conta disso a Comissão de Planejamento de Trânsito e Obras da Câmara, foi verificar de perto o que estava acontecendo. “Verificamos que o material utilizado não era adequado. A prefeitura estava usando terra e pedra, o que não trazia nenhum benefício para a infraestrutura das ruas e nem para a segurança da comunidade. A nossa preocupação era com a forma que o trabalho estava sendo feito”, comentou o vereador Alcione Rodrigues, membro da Comissão.

E a Câmara quis saber da prefeitura porque o uso de terra e pedra para tapar os buracos e não a utilização de asfalto. Foi enviado um ofício pedindo esclarecimentos ao prefeito Antonio Henrique de Souza Moreira, mas, de acordo com os vereadores, nenhuma resposta foi recebida. ”A intenção não é atrapalhar o Executivo. A fiscalização acontece para ajudar a população e o próprio gestor. E vamos continuar atuando desta forma. A operação tapa buracos está um absurdo”, disse o vereador Otoniel Teixeira, também membro da Comissão.

João Muniz, secretário de Serviços Públicos e Transportes.

João Muniz, secretário de Serviços Públicos e Transportes.

As principais reclamações referiam-se às avenidas José Bonifácio, Clériston Andrade e a saída para o bairro Ribeirão. “O que fizemos foi uma regularização de base e sub-base com brita graduada, que é uma mistura de pó de brita zero e brita 01, e depois da recomposição colocamos a camada de asfalto. Não é terra e pedra. Quem observar vai ver que o trabalho é resistente”, frisou o secretário de Serviços Públicos e Transportes, João Muniz.

Na entrevista, o Secretário falou que a prefeitura está pronta para melhorar a infraestrutura das ruas. Existe um planejamento para a realização de recapeamentos e não mais tapa buracos, pois, o Executivo admite que a situação do asfalto da cidade é caótica e não há mais condições de se fazer trabalhos emergenciais, já que são muitos anos sem manutenção adequada. Um exemplo é a Avenida Clériston Andrade, onde já aconteceu o recapeamento. Depois a equipe seguirá para as Avenidas Antonio Carlos Magalhães, Castelo Branco, Santa Custódia e a rua do Hospital do Oeste. A prefeitura afirma que o mesmo será feito nos bairros. Quanto à saída para São Desidério, apesar de ser uma BR, a Secretaria de Serviços Públicos está fazendo o tapa buracos e o DNIT já está colocando uma camada asfáltica. “Foi um acordo entre o Município e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, que nos devolverá todo o material utilizado no tapa buracos da BR 135. Não podíamos deixar como estava, pois todos estávamos incomodados com tantos buracos”, finalizou o secretário João Muniz.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos e veja a situação de algumas ruas de Barreiras:

1 Comentário

1 Comentário

  1. Leandro

    3 de fevereiro de 2014 às 10:26

    É por isso que eu não votei nesse prefeito de “uma figa” que não sabe trabalhar mesmo assim se elegeu, e hoje “os justos pagam pelos miseráveis pecadores” que não deveria ser assim mas…
    Por essas e outras hoje moro no DF e quando fui aí no fim do ano passado me assustei!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *