Siga-nos

Barreiras

LUTO EM BARREIRAS: Dona Maria, ícone de longevidade, deixa legado após 111 anos de vida

A centenária Dona Maria Ferreira de Souza, símbolo de resistência e amor, falece após um século inspirando com sua força e dedicação à família

Publicado

em

Dona Maria Ferreira do Souza

Dona Maria, serena, contemplando a beleza do horizonte – um reflexo de seus mais de 100 anos de vivências e sabedorias | Foto: Acervo familiar

“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” (Mateus 5:4)

Dona Maria Ferreira do Souza, que nasceu no dia 22 de fevereiro de 1912, teve uma vida marcada por desafios, superações e, acima de tudo, muito amor. Em uma era onde ultrapassar o marco de 100 anos é uma conquista notável, Dona Maria fez isso com maestria. Falecendo no último domingo (24), após complicações de um procedimento cirúrgico, a notícia de sua partida abalou o coração de todos que a conheciam e admiravam.

Nascida no povoado próximo ao Centro de Barreiras, Oeste da Bahia, no Bebedouro, Dona Maria carregava em seu olhar a sabedoria de quem trabalhou na roça, mas encontrava alegria em simples gestos, como costurar e cuidar de seus queridos filhos, Adalberto e Hermes. Aposentada como agricultora, Dona Maria não apenas criou seus filhos com todo amor, mas também viu nascer seis netos, que certamente levarão consigo as memórias afetuosas da avó.

Com o amanhecer, Dona Maria apreciava o sabor do seu café acompanhado de pãozinho ou biscoitos, tradicionais bolachas da região. E ao meio-dia, seu prato favorito era composto por carne, feijão e arroz, retrato da sua simplicidade.

Hermes, seu filho, lembra com carinho dos anos vividos ao lado da matriarca. Dona Maria era viúva e trabalhou muitos anos como doméstica para cuidar dos filhos. “Minha mãe era uma pessoa exemplar para mim como para o meu irmão. E a gente fica muito maravilhado de ter tido a minha mãe ao nosso lado até essa idade. E que Deus a receba em sua Glória”, declara ele.

Da redação do Portal Falabarreiras

Fala Barreiras