Siga-nos

Barreiras

LAIVE-UFOB chega à marca dos 10 mil exames hoje e continua detectando variantes genéticas de Coronavírus

Em 19, de 20 amostras estudadas, foi detectado o Variante P2 e em 01 o Variante P1 do Coronavírus em Barreiras…

Publicado

em

Variante Amazônica da COVID-19

O Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da UFOB (LAIVE), coordenado pelo Prof. Dr. Jaime Henrique Amorim, chegou hoje à marca de 10.000 exames realizados, operando desde o dia 12 de maio de 2020 no diagnóstico molecular da COVID-19 para o oeste da Bahia. Além do serviço prestado com os exames, o laboratório tem qualificado profissionais da região e tem produzido pesquisas com aplicação em saúde pública, o que constitui um legado.

No âmbito da pesquisa, a vigilância genômica de Coronavírus coordenada pelo Dr. Jaime Amorim tem identificado novas variantes genéticas do agente causador da COVID-19.

Nesta última semana, o grupo de pesquisa concluiu análises indicando detecção da variante genética P2 (B.1.1.28.2), oriunda do Rio de Janeiro, em 19 de 20 amostras estudadas por sequenciamento genético, coletadas em pacientes de Barreiras em fevereiro de 2021. Além disto, a variante P1 (B.1.1.28.1), oriunda de Manaus, foi detectada em uma das mesmas 20 amostras. Estes resultados indicam que o variante P2 já se espalhou pela cidade e provavelmente pela região oeste, por meio de transmissão comunitária. E que o variante P1 já foi introduzido na região oeste da Bahia, com possibilidade de também já estar se propagando por meio de transmissão comunitária.

Nova Variante Genética de Coronavírus
Prof. Dr. Jaime Henrique Amorim

Os variantes citados têm a capacidade de serem transmitidos com maior eficiência e velocidade, o que pode ocasionar uma crescente de casos, assim como tem acontecido em outras regiões da Bahia e do Brasil. Precisamos redobrar os cuidados e as práticas de controle da pandemia.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras