Siga-nos

Barreiras

Jusmari fala sobre a rejeição de suas contas e se diz agredida sorrateiramente por adversários políticos

Publicado

em

Osmar Ribeiro

01Na última terça-feira, 14, as contas da ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), relativas ao ano de 2012, foram rejeitadas por 17 votos a favor da rejeição e dois contra. Na mesma noite o Fala Barreiras entrou em contato com a ex-gestora para falar sobre o assunto e a mesma disse que estava com sua irmã no Incor (Instituto do Coração) em São Paulo para uma cirurgia muito complicada, que estava passando o dia todo no hospital, mas que iria dar uma resposta em breve.

Já no outro dia, na quarta-feira, a ex-prefeita postou num grupo do WhatsApp, intitulado “Hora da Reflexão”, que estaria sofrendo nos últimos dias um covarde e intenso ataque à sua honra e reputação, com mensagens e panfletos anônimos.

Segundo a postagem da ex-prefeita, mesmo afastada do município, seus adversários continuam com uma campanha difamatória e cruel, com objetivos de passar uma imagem distorcida da política Jusmari Oliveira. A ex-gestora continua “numa campanha de mentiras, sem mostrar o rosto, os covardes que não assinam os panfletos, distorcem os fatos que estão registrados no Parecer Prévio das contas de 2012 da Prefeitura de Barreiras para enganar a opinião pública”, desabafa.

Leia na íntegra a nota emitida por Jusmari Oliveira no grupo “Hora da Reflexão” do WhatsApp:

Os Vereadores que hora estão ligados ao Alcaide Municipal, atendendo ao pedido e pressão do mesmo, defendem a distorção dos fatos para satisfazer ao “chefe”. A maioria destes vereadores participou da minha administração, na oportunidade discursavam com a mesma inflamação defendendo cada centavo gasto a favor do povo.

Vamos mostrar a VERDADE dos fatos, um a um:

A Mentira: “Gastou 34 milhões sem prestar contas de como foi usado o dinheiro”.

VERDADE: O recurso citado no Parecer Prévio, da ordem de 34 milhões, trata-se de repasses para entidades sociais de Barreiras (APAE, Amparo ao Menor Carente, Casa de Apoio, Centro Comunitário Social Alto do Paraíso, Instituto Socializar, Casa de Refugio Bom Samaritano, Casa de Reintegração Social Nova Vida, Sociedade de Inst. e Assistência Social, Fundação Caritas e Centro de Deficiência da Criança e do Adolescente).

O Tribunal de Contas dos Municípios concedeu prazo, de trinta dias, para que fossem apresentadas as prestações de contas originais elaboradas pelas entidades beneficiadas, com os recursos, (uma vez que para o TCM foram enviadas cópias ,as originais estão na Prefeitura, às quais solicitamos e não foram nos dadas) para análise e futuro julgamento. Essas informações estão no Parecer Prévio de 2012, na pagina 15. ESSA É A VERDADE.

A MENTIRA: R$ 6.000.000,00 gastos sem licitação.

A VERDADE: Não há nenhum centavo gasto sem licitação, e nem o TCM diz isto. Pelo contrário, cita até o número das licitações, diz apenas que não aceitou as cópias e exige as originais.

Impossível para mim apresentar as originais, uma vez que elas estão na Prefeitura e não me foram dadas, terei que adquirí-las pela força judicial.

MENTIRA: “Desvio de verbas do FUNDEB”

VERDADE: Não existe no Parecer Prévio de 2012 NENHUMA informação de qualquer desvio do FUNDEB na nossa gestão. MAIS UMA MENTIRA PARA ENGANAR A POPULAÇÃO.

A MENTIRA: “Não aplicou os percentuais que manda a lei com a Educação”.

VERDADE: Na nossa gestão houve aplicações da ordem de 60 milhões de reais em educação, para uma receita da ordem de 227 milhões, resultando numa aplicação de 26,5%, portanto dentro do que determina a legislação como aplicação mínima de despesas com educação.

Ocorre que existiu divergência entre a análise do técnico do TCM, com relação às despesas realizadas e as acolhidas como educação, havendo um equívoco na conclusão da aplicação de esse índice.

A MENTIRA: “Aumentou a dívida de Barreiras em quase 120 milhões de reais”

A VERDADE: A informação está distorcida e manipulada, na realidade essa “dívida” mencionada consiste no acúmulo de todas as dívidas a pagar deixadas por todos os prefeitos que passaram por Barreiras, inclusive o atual gestor que muito contribuiu para o total mencionado.

A MENTIRA: “Pagamento de obras que nem começaram”.

VERDADE: Essas informações não são do TCM, é sim um ofício do Prefeito enviado ao TCM do qual eu nunca fui citada para dar explicações e o qual não passa de uma grande mentira. A verdade é que deixei vários milhões viabilizados para obras diversas no Município e que nunca foram iniciadas ou continuadas pela atual administração municipal.

Pela origem das informações não merecem credibilidade e nem resposta.

A MENTIRA: “Apropriação indébita de R$ 3.281.334,00…”.

VERDADE: Os valores que não foram repassados para o Banco do Brasil, referente a consignados, tiveram razões técnicas, análise e preparação do respectivo processo administrativo, porém seus recursos foram garantidos em disponibilidade em conta corrente, conforme demonstrado no Parecer Prévio das contas de 2012, página 03, comprovando uma disponibilidade financeira da ordem de 19 milhões de reais.

Todas as informações aqui contidas estão registradas no PARECER PRÉVIO das Contas de 2012, podendo a população de Barreiras constatar a manipulação dos fatos, que tem como objetivo macular o nome da ex-prefeita Jusmari Oliveira e conseguir realizar uma eleição Municipal sem a participação dela, o que jamais acontecerá enquanto ela vida tiver. Jamais deixará de lutar pelo que acredita e nenhuma mentira ou traição tirarão dela a coragem e a determinação de lutar. – (Grifo da própria prefeita na nota emitida no WhatsApp).