Siga-nos

Barreiras

HISTÓRIA:
Acervo histórico da Câmara de Barreiras será objeto de convênio de cooperação com a UFOB

“Queremos deixar esse acervo de fácil acesso para os estudantes, pesquisadores e demais interessados em conhecer essa memória de grande valor histórico para a nossa cidade”, Otoniel Teixeira…

Publicado

em

Câmara de Barreiras

O acervo físico de leis e documentos da Câmara Municipal de Barreiras, que se encontra arquivado em salas específicas do setor de Expediente, será objeto de um acordo de cooperação técnica e científica entre o Legislativo Barreirense e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

A proposta ainda se encontra em elaboração pela diretoria do Centro das Humanidades daquela instituição pública de ensino superior, contando com a participação colaborativa de professores e pesquisadores do Curso em História (bacharelado).

Câmara de Barreiras

Para subsidiar a elaboração de um projeto de extensão universitária que deverá compor o plano de trabalho vinculado a esse futuro convênio interinstitucional, o professor doutor Rafael Sancho Carvalho da Silva, pesquisador e membro do colegiado de História da UFOB, visitou o mencionado acervo, no último mês de dezembro, para fazer um diagnóstico diretamente no local onde se encontram arquivados diversos materiais impressos de valor histórico. Professor Rafael conversou com servidores para entender a dinâmica adotada na organização e preservação desses materiais.

De acordo com o agente administrativo Onivaldo Rodrigues, que acompanhou essa visita in loco e trabalha no expediente da Câmara de Barreiras há mais de três an os, a equipe adota os procedimentos básicos para manter todos os arquivos organizados e preservados, além de redobrar cuidados com a saúde quando surgem demandas internas e externas voltadas para o manuseio dos documentos históricos. Destaca-se, nesse contexto, o fato de o servidor Onivaldo se encontra prestes a concluir o bacharelado em História na UFOB.

Câmara de Barreiras

No decorrer da visita, Rafael Sancho ainda teve a oportunidade de conhecer as expectativas da atual Mesa Diretora quanto à realização desse convênio, assim como diagnosticar os cuidados com o acervo histórico da Câmara. “Queremos deixar esse acervo de fácil acesso para os estudantes, pesquisadores e demais interessados em conhecer essa memória de grande valor histórico para a nossa cidade. Por isso que precisamos, além de preservar os documentos, investir no processo de digitalização. Pensamos, também, na criação de um museu da Câmara para ampla visitação”, explicou o presidente Otoniel.

Câmara de Barreiras

Reprodução: Câmara Municipal de Barreiras

Fala Barreiras