Barreiras
Escritor Jocivaldo dos Anjos lança seu primeiro livro na Flib, em Barreiras
Com publicação prevista em mais cinco países, Barreiras é a primeira cidade no mundo a ter o livro publicado
Escritor Jocivaldo dos Anjos apresentando seu primeiro livro na FLIB, destacando a importância da literatura negra e afro-brasileira | Foto: Falabarreiras
A 6° edição da FLIB em Barreiras, oeste da Bahia, traz uma temática muito importante para todo o estado da Bahia em 2023. Esse ano, a festa traz o tema Literaturas Afro-brasileiras e Africanas – conectando mundos para integrar a programação oficial do aniversário da cidade e promete reunir no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Academia Barreirense de Letras, Escola Municipal de Teatro e em todas as praças do centro, estudantes e professores de escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino.
Com lançamentos de livros, palestras, contações de histórias, exposições literárias, teatro e música”, o evento está movimentando a cidade entre os dias 23 a 25 de maio. Por meio da literatura negra, personagens e autores negros e negras convidados(as), a Festa Literária de Barreiras pretende fazer ecoar muito mais as vozes afro-brasileiras e africanas que, por vezes, não recebem o mesmo reconhecimento da literatura canônica veiculada pelas classes detentoras do poder.
Um dos convidados especiais para lançar seu primeiro livro na Flib foi o escritor Jocivaldo dos Anjos. Natural do município de Antônio Cardoso na Bahia, território Portal do Sertão, o escritor é estudante de doutorado da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Também trabalha na Secretaria de Educação, como ouvidor da educação, compõe o Conselho Estadual de Educação e o Conselho da Política do Livro da Leitura. “Nos espaços onde estou, posso também estar dialogando, aprendendo e contribuindo com a nossa Bahia. E nesse campo da literatura, esse é meu primeiro livro e a primeira cidade no mundo que tem o meu livro publicado é o município de Barreiras. Possivelmente esse ano eu vou publicá-lo em mais cinco países diferentes e é um prazer muito grande estar aqui com vocês para a primeira publicação do meu livro
O lançamento do livro “Assim Como o Tempo” aconteceu na tarde desta quarta-feira (24) na Academia Barreirense de Letras ABL. Segundo o escritor, o livro foi escrito na década de noventa, por um adolescente que tinha alguns sonhos, algumas vontades e que agora somente vinte e três anos depois, está sendo publicado. “São poesias que passaram vinte e três anos guardadas e agora conseguem chegar ao livro”, descreve o escritor.
De acordo com Jocivaldo, o Brasil conhece pouco do que se produz na África e a África também conhece pouco do que se produz aqui no Brasil. Sendo assim, a Flib traz uma temática muito importante para debater nas escolas outras possibilidades de literatura. “Trabalhei dando aula de literatura e senti essa carência no meu tempo. Eu me formei em 2011, mas tinha muito pouco literatura africana. Quase nenhuma. Então acho que vale muito a pena a gente conhecer esse universo que é muito desconhecido da nossa literatura e dos nossos. Esse tema é muito importante para nós porque é um debate sobre a questão racial sobre a questão do povo da África, inclusive para podermos entender e aprender sobre os escritores que temos no território africano, que é um que é um continente com cinquenta e quatro países, cada lugar com sua produção cultural que a gente conhece pouco”, completa o escritor.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18