Siga-nos

Barreiras

Escola Municipal de Teatro de Barreiras celebra Dia do Circo e Teatro com espetáculos e lançamento de livro

Programação conta com apresentação do solo “Para!” e entrega de kits de obras de artes cênicas para grupos e coletivos artísticos da região…

Publicado

em

Escola Municipal de Teatro

A arte circense e o teatro são formas de expressão que há séculos encantam e emocionam o público em todo o mundo. E neste Dia Mundial do Teatro, a Escola Municipal de Teatro, em Barreiras, está promovendo uma programação especial para celebrar essas manifestações artísticas.

Na segunda-feira, 27, a atriz Lana Seixas sobe ao palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho com o solo teatral “Para!”, dirigido por Ruth Guimarães. O espetáculo gratuito, que tem classificação indicativa de 16 anos, chama atenção para a realidade de mulheres que vivenciam agressões físicas, psicológicas, feminicídio e tentam escapar de relacionamentos tóxicos.

No dia 28, a programação continua com uma mesa institucional, que contará com a presença da Secretária Municipal de Cultura, corpo docente da Escola Municipal de Teatro e convidados. Haverá também uma cena teatral encenada pelos alunos da escola, o lançamento do livro “Musicenafro: música, teatro e identidade negra na sala de aula”, de autoria do mestre em artes cênicas João Victor Soares, e a entrega de kits de livros de artes cênicas para artistas, pontos de cultura, grupos e coletivos artísticos e terreiros de Barreiras e cidades circunvizinhas.

Para Danilo Lima, professor de teatro da Escola Municipal de Teatro, a profissionalização e a fruição artística devem estar interligadas. Ele acredita que a programação é uma oportunidade para celebrar o retorno aos palcos e reconhecer a importância do teatro na construção identitária e econômica da cidade.

O evento é aberto ao público e tem como objetivo reaproximar a população barreirense dos espetáculos teatrais, estabelecendo parcerias institucionais e diálogo constante com o corpo discente da escola para efetivar essa política cultural. Além disso, o cortejo teatral com a Escola Municipal de Teatro e Banda Filarmônica 26 de Maio e o samba de roda ao final da programação prometem animar a noite dos espectadores.