Siga-nos

Barreiras

Escola Municipal de Barreiras ganha prêmio nacional em Educação Alimentar e Nutricional

O projeto “Cozinha de Gerações” desenvolvido na Escola Municipal Itarajú Queiroz Santos é premiado pelo Ministério da Educação e destaca a culinária regional de Barreiras

Publicado

em

Prêmio Nacional de Educação Alimentar

Secretário e equipe pedagógica da Escola Municipal Itarajú Queiroz Santos comemoram o prêmio recebido em evento promovido pelo FNDE e FAO | Foto: Dircom Barreiras

Barreiras, conhecida como a Capital do Oeste, alcança reconhecimento nacional mais uma vez, graças ao esforço conjunto da Secretaria de Educação da cidade e da Diretoria de Alimentação Escolar. A iniciativa premiada foi o projeto “Cozinha de Gerações”, desenvolvido na Escola Municipal Itarajú Queiroz Santos. A distinção veio durante a 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizada em Brasília.

O mérito foi concedido no contexto do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, uma parceria do FNDE com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O evento contou com a participação de representantes de diversos países da América Latina e do Caribe.

O planejamento e execução do projeto foram coordenados por Milleane Sodré, diretora d e alimentação escolar, e pelas nutricionistas Ruanitta e Geisa Lessa. Engajando 26 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, o projeto buscou investigar os hábitos alimentares tradicionais das famílias. O foco era identificar semelhanças e diferenças entre as “cozinhas das gerações”

, além de incitar reflexões sobre a importância dos alimentos in natura e da agricultura familiar.

Este feito notável agora compõe o livro “Os melhores relatos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II”, publicado pelo FNDE.

Jeferson Barbosa, o secretário municipal de Educação, salientou que o prêmio visa fomentar o debate e a prática de educação alimentar saudável em ambiente escolar. Ele enfatizou a crucial participação dos estudantes, que são os “protagonistas no processo”.

“Barreiras competiu com municípios de todo o Brasil. O diferencial foi a nossa dedicação em destacar a culinária regional, incorporando alimentos in natura provenientes da agricultura familiar local, como beiju, cuscuz, leite e hortifrúti”, afirmou Barbosa. “Agradecemos primeiramente a Deus e à dedicação da nossa equipe que trabalha diariamente para garantir uma alimentação de qualidade para nossas crianças”, completou o secretário, que também fez questão de elogiar a comunidade escolar, professores, gestão escolar e, sobretudo, os estudantes envolvidos no projeto.

Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações da Dircom Barreiras

Fala Barreiras