Barreiras

Encontro histórico reúne 165 mulheres na Bacia do Rio Grande para debater Políticas Públicas em prol do bem-estar

Evento organizado pelo CODETER em parceria com importantes instituições busca fortalecer o papel da mulher na região

Publicado

em

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Freepik

Nos dias 24 e 25 de julho, será realizado um encontro histórico na Bacia do Rio Grande, onde 165 mulheres se reunirão para discutir estratégias voltadas ao bem-estar da região. O Encontro Territorial das Mulheres, com o tema “Mulheres demandam Políticas Públicas para o bem viver”, é fruto de uma parceria entre o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Território da Bacia do Rio Grande – BA (CODETER) e importantes instituições como CET, FUNDIFRAN, SEBRAE, CONSID, CÁRITAS REGIONAL, Agência 10envolvimento, NTE 11 e UNEB – Campus Barreiras.

O evento tem como objetivo reunir mulheres de diversas áreas, possibilitando a troca de experiências e o fortalecimento do papel feminino na construção de um futuro mais inclusivo e próspero. Será a primeira vez que um encontro territorial com essa magnitude acontecerá na região, marcando um marco importante na luta por uma sociedade mais igualitária.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Com base nos princípios de respeito à diversidade e inclusão, o Encontro das Mulheres na Bacia do Rio Grande proporcionará debates enriquecedores sobre a necessidade de políticas públicas voltadas às demandas específicas das mulheres. As instituições parceiras desempenharão um papel fundamental na promoção de diálogos produtivos e soluções inovadoras.

Para a organização, a realização do evento na UNEB – Campus Barreiras representa um passo significativo para aproximar a academia das questões do território, permitindo que estudantes, pesquisadoras e docentes participem ativamente do debate.

Diante da relevância do tema e da presença de autoridades e especialistas nas áreas temáticas, a expect ativa é que o encontro impulsione iniciativas concretas em benefício das mulheres e do desenvolvimento territorial sustentável. Através de palestras, workshops e painéis interativos, as participantes terão a oportunidade de compartilhar suas ideias e experiências, traçando um panorama completo das necessidades e possíveis soluções.

O Encontro Territorial das Mulheres na Bacia do Rio Grande promete ser um marco significativo na trajetória de transformação social da região. Através da união e engajamento das mulheres, a busca por políticas públicas efetivas para o bem viver ganha força e esperança.

PROGRAMAÇÃO:

24/07 (segunda-feira)

19h00 Abertura oficial/ Mística


19h30 Mesa 1: Mulheres em seus territórios lutando pelo bem viver: QUEM SOMOS?
Palestrantes: Representantes das seguintes organizações: FUNDIFRAN, SEBRAE, ASBART, 10ENVOLVIMENTO, MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS, ALDEIA KIRIRI, COMAF, INSTITUTO VIVER MELHOR, CONSELHO MUNCIPAL DOS DIREITOS DAS MULHERES de Barreiras (em construção)

25/07 terça-feira

8h00-8h15 Mística


8h15 – 8h35 – Mulheres e o enfrentamento à violência: onde estamos, onde queremos chegar?
Relato de vivências: Fernanda (Associação dos Pescadores), Nilza (CODETER), Luciana (Aldeia Kiriri), Cleildes (UFOB), Candomblé Casa Branca e uma representante das mulheres trans, (Cada uma terá 05 minutos para falar a partir de sua realidade), (em construção).

8h40 – 10h00 – Mesa com as autoridades: Dra. Marília Durães (Delegada DEAM) / Representante do DPT Taiana Santana de Araújo (Casa Lilás) / Representante da Defensoria Pública / Dra. Bárbara Mariani (Representante da OAB) / Representante da RONDA MARIA DA PENHA.

10h15 – 11h15 – Políticas Públicas na garantia do bem viver das mulheres: o que temos, o que queremos?
Palestrantes: Tatiana Veloso (Voluntárias Sociais) / Elisângela dos Santos (Secretária de Políticas de Mulheres) / Fábia Reis (Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social) / Erika Seixas (CONSID) / Deputada Neusa Cadore/Deputada Fátima Nunes (em construção).

11h15 – 12h00 – TRIBUNA FEMININA: Como essas políticas podem chegar em nossos territórios.

12h15- Almoço.

13h30 – Trabalho de grupo com a seguinte temática: Diante de tudo que vimos, o que podemos fazer e o que o Estado e os Municípios podem fazer? 16h30 – Encerramento Cultural.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Clique para comentar
Sair da versão mobile