Siga-nos

Barreiras

Educadores Ambientais em Barreiras recebem curso de formação

Publicado

em

Ascom Embasa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Embasa reuniu, no final do mês de abril, lideranças comunitárias e sociais em Barreiras para um curso de formação de multiplicadores em Educação Ambiental. A atividade foi realizada pela equipe social da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Barreiras. Na oportunidade, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou a importância do consumo racional de água e o funcionamento geral dos sistemas de água e esgoto de Barreiras. “Estas ações são importantes para difundir as informações e enfatizar quais são as responsabilidades da Embasa como gestora dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, bem como da população enquanto usuários dos sistemas”, explica.

Representante da Associação dos Moradores do Recanto dos Pássaros, Jaqueline Sales Queiroz, gostou de conhecer mais sobre o tratamento de água em Barreiras. “Não conhecia os produtos adicionados ao tratamento e o custo que isto representa. Pensei que pagávamos apenas pela água e agora sabemos que é por todo o serviço”, explica. Um dos participantes da capacitação, o coordenador do Programa Bolsa Família em Barreiras, George Souza de Araújo, acredita na importância da ação para repassar o conhecimento para um público mais amplo. “A partir de agora, podemos repassar as informações para os demais membros da equipe que lidam diretamente com os participantes do Programa, focando principalmente nas formas de redução de consumo em da conta de água e esgoto”, afirma.

O curso apresentou também o escopo do trabalho técnico social desenvolvido pela obra de ampliação de esgoto em Barreiras. “A área social esteve presente em todas as fases da obra, com a sensibilização dos moradores durante o trabalho de intervenção para assentamento da tubulação e agora na fase de orientação para as ligações dos imóveis à rede”, exemplifica a assistente social do consórcio responsável pela obra de esgoto em Barreiras, Paula Saldanha.

Com projeto orçado no valor total de R$ 78 milhões, com recursos na modalidade de empréstimo pelo FGTS/Caixa Econômica Federal, e R$ 31 milhões com recursos próprios da Embasa, a obra de ampliação do SES de Barreiras entra na fase de testes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e das estações elevatórias para coleta e tratamento dos esgotos domésticos da sede municipal.