Siga-nos

Barreiras

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente toma posse em Barreiras

Novo presidente e conselheiros assumem para biênio 2023/2025 representando sociedade civil e governo municipal…

Publicado

em

Na última quinta-feira (23), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barreiras deu posse aos dez conselheiros titulares e dez suplentes que vão deliberar, propor e debater os assuntos relacionados aos direitos da criança e do adolescente no biênio 2023/2025. A cerimônia de posse aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada e do governo municipal.

O novo presidente do CMDCA, Anderson Souza Barbosa, e o vice-presidente, Diego Toyonaga Feitosa, foram empossados juntamente com os demais conselheiros, representando instituições como o Instituto de Amparo e Desenvolvimento Social, Movimento de Inclusão e Qualificação das pessoas com deficiência (MIQUEI), Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras, Dignivida Promoção da Vida Humana e Lar Batista David Gomes. As secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho, Saúde, Educação, Agricultura e Tecnologia, e Secretaria da Fazenda também terão representantes no CMDCA.

Durante a cerimônia, a Secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro, destacou a importância do trabalho dos conselheiros para garantir os direitos da criança e do adolescente no município. Ela também agradeceu aos conselheiros que deixaram a função naquela tarde e enfatizou a coordenação do ex-presidente, Diego Toyonaga Feitosa, nos últimos dois anos.

O CMDCA é responsável por propor, deliberar e controlar as políticas públicas de defesa dos direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente em Barreiras. Além disso, o conselho faz o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha os projetos e programas que atendem aos requisitos da legislação. A criação do CMDCA foi regulamentada pela Lei Municipal 417/98 e alterada pela Lei 808/08.

Com a posse dos novos conselheiros, a expectativa é que o CMDCA continue trabalhando em prol dos direitos da criança e do adolescente em Barreiras, fortalecendo as políticas públicas e garantindo o bem-estar social dessa parcela da população.