Siga-nos

Barreiras

Conheça as 30 metas de desenvolvimento estabelecidas pelo Programa Barreiras 2030

Conheça quais são as 30 metas do Programa Barreiras 2030 que devem ser implementadas e prometem transformar a cidade nos próximos 10 anos.

Publicado

em

Nessa quinta-feira (16), a Prefeitura de Barreiras realizou um evento para divulgar o Programa Barreiras 2030 – Cidade do Futuro. Através desse programa, foram estabelecidas 30 metas, que devem ser atingidas nos próximos 10 anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento do município e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Confira abaixo quais são essas 30 metas e quais são seus objetivos.

As 30 metas do Programa Barreiras 2030

01- Alcançar a escala “Gestão de Excelência” do Índice Firjan de Gestão Fiscal

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é resultado do estudo do Sistema Firjan (Federação de Indústrias do Rio de Janeiro) e revela a eficiência da Gestão Pública de todos os municípios brasileiros. Esse estudo é elaborado de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras. Portanto, para alcançar a escala “Gestão de Excelência”, os dados fiscais de Barreiras devem estar em dia.

02- Alcançar a escala “Gestão de Excelência” do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

A Firjan também é responsável pela elaboração do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, elaborado a partir do estudo do desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios do país. Para alcançar a escala “Gestão de Excelência”, Barreiras deve melhorar suas estatísticas em relação a Educação, Saúde, Emprego e Renda.

03- Garantir a Universalização do Saneamento Básico

O acesso à água tratada e à rede de coleta de esgoto reduz o índice de doenças, preserva o meio ambiente, aquece a atividade econômico e diminui os gastos do sistema público de saúde. Em Barreiras, as obras de saneamento básico ainda precisam ser concluídas.

04- Assegurar o tratamento e destinação de 100% dos resíduos sólidos urbanos e da construção civil

Além de incentivar a prática de hábitos sustentáveis de consumo, bem como o incentivo à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos sólidos, é necessário realizar o manejo correto dos resíduos sólidos produzidos pela população e as indústrias de Barreiras.

05- Consolidar como Polo de Energia Renovável

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahia é o Estado que mais gera energia solar fotovoltaica no Brasil, sendo que a Região Oeste possui uma das melhores irradiações solares do Brasil e do mundo. Por isso, a Prefeitura de Barreiras pretende investir na adoção de um sistema solar fotovoltaico para geração de energia limpa na dimensão pública. Além disso, ela deve incentivar a ampliação da instalação desse sistema em residências e empresas.

06- Garantir padrões de uso racional de água e eficiência energética em 100% dos novos projetos de edificações

Regulação de projetos sustentáveis de engenharia, que consideram, entre outros elementos, a racionalização, modularização e redução do consumo de água e energia. Dessa forma, será possível reduzir custos, contribuir para o equilíbrio ambiental e melhorar a qualidade de vida dos barreirenses.

07-Executar 100% de pavimentação asfáltica em toda a área urbana da cidade e nas sedes da Zona Rural

O investimento na pavimentação das vias públicas, bem como nas obras de drenagem das águas das chuvas e a sinalização das ruas, irá melhorar as condições de limpeza, de segurança e de transporte de pessoas e mercadorias na cidade.

08- Universalizar o acesso à internet com mais eficiência e menos custo

Promover a universalização do acesso à internet é necessário e urgente para que todos os barreirenses tenham acesso aos seus direitos fundamentais de cidadania e trabalho. Por isso, o objetivo do Programa Barreiras 2030 é que 100% das residências, espaços públicos e zona rural de Barreiras tenham acesso à internet.

09- Implantar 100% de tecnologia LED na iluminação pública conectada ao sistema de telegestão e à Internet das coisas

A implantação da chamada iluminação inteligente permitirá que a Prefeitura de Barreiras consiga utilizar várias tecnologias de gestão, de captação de imagens e sensoriamento, segurança pública, condições do clima, entre outros índices. Além disso, ela permitirá a disponibilização de um link integrado, de modo que essas informações também possam ser acessados pela Polícia, o Corpo de Bombeiros e os Hospitais.

10- Concluir a Implantação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana deve promover a ampliação do acesso às oportunidades de estudo, emprego, além de influenciar no consumo de bens culturais, tempo de lazer, para a convivência familiar e comunitária. Portanto, não se trata apenas de melhorar o planejamento dos transporte, mas também de facilitar o deslocamento das pessoas.

11- Classificar entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil

O conceito de cidade inteligente está relacionado ao ranking da Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems. Para ser considerada uma cidade inteligente e inovadora, Barreiras deve investir na infraestrutura de comunicação, utilizando a tecnologia de modo estratégico, melhorando a mobilidade urbana e criando soluções sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

12- Garantir a digitalização e desburocratização de 100% dos processos internos da gestão pública municipal

A gestão dos processos a partir de um sistema unificado de meios eletrônicos irá otimizar a realização de serviços no município. Dessa forma, será mais fácil realizar buscas com rastreabilidade instantânea, oferecer mais segurança e resposta rápida ao usuário, reduzir custos e melhorar a sustentabilidade e a desburocratização.

13- Equiparar a nota do IDEB municipal à média dos indicadores dos países desenvolvidos

A nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) e obtida a partir de uma avaliação realizada a cada 2 anos. Esse indicador é uma importante referência para comparar o sistema educacional local ao dos países desenvolvidos. Vale lembrar que, para melhorar essa nota, que varia de 0 a 10, é necessário incentivar o aprendizado dos alunos em Matemática e Português.

14- Assegurar 100% das unidades educacionais do município com projetos e linhas de pesquisa na área de inovação e tecnologia

Modernizar o ensino municipal é uma das metas do Programa Barreiras 2030. Para isso, será necessária a implantação de uma infraestrutura de conectividade, atualização do conteúdo educacional, da metodologia, da legislação e da coordenação pedagógica.

As escolas devem funcionar como centros de experiências para desenvolver novas habilidades e melhorar o relacionamento interpessoal e intrapessoal entre os alunos. Como consequências dessas mudanças, será mais fácil criar soluções e atender as necessidades sociais, culturais e econômicas da comunidade.

15- Alcançar 100% de cobertura da atenção primária à saúde

O objetivo é continuar ampliando a taxa de cobertura da APS (Atenção Primária à Saúde) com alto grau de descentralização, capilaridade e mais próximo da vida das pessoas. Vale lembrar que a APS é a principal porta de entrada do SUS, funcionando como um filtro capaz de organizar o fluxo de serviços de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Conheça as 30 metas de desenvolvimento que Barreiras deve alcançar até 2030
Prefeito Zito Barbosa durante apresentação do programa Barreiras 2030.

16- Certificar como novo Polo de Saúde do Oeste da Bahia

Em função de sua localização, população, demanda, oferta de mão de obra especializada, presença de instituições de ensino que oferecem cursos na área de saúde, Barreiras está se consolidando como novo Polo de Saúde do Estado. Por isso, o objetivo da Prefeitura é ampliar a oferta de serviços na rede pública e privada, aumentar a escala de atendimento e acolhimento, além de atrair grandes redes nacionais.

17- Conquistar a Certificação Internacional de Cidade Amiga do Idoso

Essa certificação é validada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é concedida aos municípios que promovem atividades multidisciplinares, no âmbito físico, artístico, cognitivo, manual e intergeracionais, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida da população idosa.

18- Manter a Certificação Internacional de Cidade Amiga da Criança

Barreiras já recebeu o certificado de Cidade Amiga da Criança, que indica a existência de políticas públicas e de gestão territorial que promovam o desenvolvimento do bem-estar, especialmente das crianças. Contudo, essas políticas devem ser mantidas.

19- Reduzir em 50% a incidência da pobreza e da extrema pobreza

O objetivo é melhorar as condições de vida das famílias através da geração de mais oportunidades e possibilidades de crescimento, bem como o acesso à serviços essenciais, como saneamento básico, educação, energia elétrica, bens de consumo, saúde e alimentos.

20- Configurar entre as 50 cidades de médio porte mais seguras do Brasil

A ação envolve iniciativas focadas em fatores sociais, econômicos, políticos e ambientais, que devem ser atrelados às políticas de geração de empregos, inclusão escolar, renda mínima, saúde pública, inclusão social e revitalização de espaços públicos.

21- Garantir 100% de encaminhamentos e tratamento das denúncias contra as populações com vulnerabilidades específicas

A meta é assegurar que populações com vulnerabilidades específicas, como negros, mulheres, deficientes, imigrantes e população LGBTQIA+, sintam-se apoiadas pela rede de acesso a direitos humanos.

22- Estar entre os 50 maiores destinos do Ecoturismo no Brasil e 2º destino de entretenimento da Bahia

O objetivo é criar políticas de fomento alinhadas ao desenvolvimento sustentável, econômico e social para promover o crescimento turístico de Barreiras, aproveitando seus atrativos naturais e festas tradicionais em produtos turísticos. Dessa forma, será possível fortalecer a cultura local, incentivar a preservação da natureza e movimentar a economia.

23- Preservar e requalificar 100% dos equipamentos públicos e monumentos históricos da cidade

É necessário investir na manutenção de laços identitários da população com a preservação do patrimônio histórico. Por consequência, a cadeia de turismo e o entretenimento local será estimulado. Além disso, o planejamento de novos usos desses espaços permitirá que eles sejam valorizados, dinamizando a cultura e a história local.

24- Atingir ranking das 100 melhores cidades de médio porte para empreender no Brasil

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) foi desenvolvido pela Endeavor, organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Para estar no ranking de TOP 100 cidades de porte médio para se investir, Barreiras deve adotar políticas para acelerar a economia, a geração de emprego, a atração de novos negócios e o estímulo à inovação.

25- Consolidar como Polo de Logística e Distribuição

Em função da sua localização estratégica, infraestrutura do modal (Ferrovia Oeste Leste/FIOL), aéreo (Aeroporto de Barreiras), bem como das redes de comunicação, Barreiras deverá atrair empreendedores e investidores. A criação do polo logístico também irá contribuir para o aumento da competitividade das empresas instaladas no munícipio e que possuem potencial de expansão.

26- Manter oferta de água e reserva hídrica

Barreiras já foi premiada pela Agência Nacional de Águas (ANA) através do Projeto “Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes”. Por isso, uma das metas do Programa Barreiras 2030 é cuidar de nascentes, ampliar áreas de preservação ambiental e evitar as erosões são iniciativas importantes para que a cidade continue na dianteira da produção estadual.

27- Consolidar como um dos maiores produtores de alimentos do Brasil e do Mundo

Barreiras é a terceira maior economia do Nordeste no setor agropecuário. Além de apresentar muitas áreas produtivas, índices pluviométricos bem definidos e clima favorável à produção, o município possui recursos hídricos, potencial de crescimento de energia renovável, localização estratégica, tecnologia e produtividade no campo.

Além disso, a cidade também conta com crescimento da pecuária e possui potencial para industrializar sua produção. Dessa forma, um dos objetivos do Programa Barreiras 2030 é aproveitar esse cenário para que o município se transforme num dos maiores celeiros do Brasil e do Mundo.

28- Situar-se entre os principais polos de inovação e tecnologia do nordeste

A criação de um ambiente de inovação e empreendedorismo, que depende da interação de vários elementos, como interação entre universidades e investidores, centros de pesquisa, incubadoras de empresas, entre outras características, é fundamental para manter a cidade competitiva.

Esse processo acelera a dinâmica dos investimentos em ciência e tecnologia e ainda qualifica mão de obra necessária para fomentar novos negócios.

29- Configurar entre as 5 maiores economias do interior do Nordeste

Barreiras já é uma das maiores economias do interior do Nordeste e tem potencial para estar entre o TOP 5 desse ranking. Afinal, além de ser um centro urbano, político, tecnológico e econômica no Oeste da Bahia, o município influencia em torno de 1,5 milhão de pessoas da macrorregião, fomentando também sua vocação para comércio e serviços.

30- Configurar entre as 100 melhores cidades para morar e viver no Brasil

Pelos investimentos realizados nos últimos anos e a perspectiva de crescimento para os próximos, Barreiras já se consolida como uma das principais cidades do interior da Bahia e do Brasil.

Nesse sentido, um dos objetivos do Programa Barreiras 2030 é melhorar as condições de vida e moradia da população. Para isso, é necessário assegurar a oferta de diversos serviços, tais como coleta e tratamento de lixo, saúde, água tratada, iluminação pública, segurança, habitação, esporte e lazer, entre outros que integram os parâmetros que medem a qualidade de vida.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras