Siga-nos

Barreiras

Combate à Dengue: 11 bairros de Barreiras recebem o apoio do fumacê

O combate à dengue com o fumacê será dividido em 5 ciclos. O objetivo é atingir o mosquito em várias etapas de desenvolvimento. Saiba mais!

Publicado

em

A Prefeitura de Barreiras resolveu ampliar as ações de combate à dengue no município. Para isso, a gestão municipal contará com o apoio de quatro carros-fumacê, nome popular dado aos veículos equipados com pulverizador de inseticida.

De acordo com Dorimar Almeida, diretor do Centro de Controle de Zoonoses, os carros-fumacê estão abastecidos de um composto chamado Cielo, que tem a capacidade de eliminar o mosquito Aedes Aegypti, inclusive as fêmeas em estágio reprodutivo.

A ação é importante, uma vez que a eliminação desse mosquito é fundamental não apenas no combate à dengue, mas também para a diminuição de casos de Zica e Chikungunya na cidade.

Mas os moradores não precisam ter medo de manter as portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê. Segundo Dorimar, o inseticida utilizado no veículo não oferece risco a saúde de seres humanos.

Combate à dengue: Quais bairros de Barreiras receberão o fumacê?

Equipes de combate à dengue em Barreiras.
Foto/reprodução: Prefeitura de Barreiras

Em entrevista ao Fala Barreiras, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses já havia revelado que o fumacê não será utilizado em toda cidade. Dorimar explicou que o inseticida tem sido usado apenas nos locais com surto de infestação, como estratégia de reforço de combate à dengue.

Por isso, as equipes de combate à dengue vão atuar até o dia 21 de março em 11 bairros da cidade, que possuem os maiores índices de infestação da doença. São eles: Riachinho, Sombra da Tarde, Morada da Lua, Loteamento Flamengo, Jardim Ouro Branco, Santo Antônio, Alphaville, Vila dos Funcionários, Barrocão, Loteamento São Pedro e Santa Luzia.

Vale lembrar que as ações com o fumacê serão divididas em 5 ciclos, com o objetivo de atingir o mosquito em várias etapas de desenvolvimento.

Dessa forma, a Prefeitura de Barreiras espera reduzir o número de insetos capazes de transmitir a dengue, a Zica ou a Chikungunya e, consequentemente, reduzir os casos dessas doenças no município.

Fique em casa. Fala Barreiras.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1. Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras