Siga-nos

Barreiras

Casos de Influenza B disparam em Barreiras; vacinação é urgente

Parceria entre órgãos de saúde intensifica monitoramento e ações preventivas para combater o avanço da doença

Publicado

em

Influenza B

Barreiras adota medidas preventivas diante do aumento preocupante de casos de Influenza B, buscando proteger a comunidade | Foto: Freepik

A cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, enfrenta um aumento preocupante nos casos de Influenza B, gerando um alerta para as autoridades de saúde pública e a população, que devem reforçar o calendário vacinal e os cuidados para evitar a infecção e a antecipação da doença. A informação vem da recém-implantada Vigilância do Síndrome Gripal, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida e o Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

A iniciativa foi estabelecida em resposta à Nota Técnica dada pela Secretaria de Saúde do Estado, que ressaltou a importância da identificação dos vírus responsáveis ​​por hospitalizações e óbitos por síndromes gripais. A análise das amostras coletadas revelou uma incidência de mais de 80% dos casos da Influenza B, o que, segundo a secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, é um sinal de alerta para fortalecer as ações de prevenção e controle.

Para evitar um surto da doença, a Secretaria de Saúde está garantindo o reforço vacinal à população, com oferta das vacinas contra a Influenza e bivalente contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde, inclusive com a disponibilidade de vacinação no período noturno, nas Unidades Emily Raquel (Parque Santa Lúcia) e Jardim Ouro Branco (bairro Jardim Ouro Branco). Além disso, a Secretaria orienta a frequente instalação das mãos; uso de máscara obrigatória para todos os sintomáticos controlados; manter ambientes bem ventilados; não compartilhe objetos de uso pessoal; evitar contato próximo a pessoas que apresentam Síndromes Gripais e adotar hábitos saudáveis ​​com uma alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Com informações da Dircom Barreiras