Siga-nos

Barreiras

BARREIRAS:
Ribeirão recebe mutirão de combate às arboviroses

O trabalho e o controle das arboviroses continua sendo realizado diariamente em diversos bairros…

Publicado

em

Aedes Aegypti

Equipes de Agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Barreiras, Oeste da Bahia, realizou na tarde dessa quinta-feira (13), um mutirão de combate às arboviroses, no bairro Ribeirão. Foram 35 profissionais distribuídos em três equipes que percorreram de casa em casa no bairro, realizando o trabalho de prevenção e educativo. Vale ressaltar, que atualmente, o bairro Ribeirão apresenta o índice de 2,65% de infestação predial, bem acima do índice de referência do Ministério da Saúde que é de 1%.

Aedes Aegypti

Para dona Ana Maria, esse trabalho que as equipes estão realizando é de extrema importância. “É muito importante a atividade educativa e preventiva realizada por esses profissionais, mas, além disso, cada morador, cada pessoa também tem que fazer a sua parte. Não deixar água parada, monitorar os quintais e ver se tem algum ponto que está acumulando água, tampar a caixa d’água direitinho, são ações como essas, que minimizam, e muito, a contaminação”, destacou a moradora.

“Queremos trazer a população para junto das ações da gestão municipal. O foco do trabalho está justamente nas doenças causadas pelos vírus que são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Todos os possíveis criadouros estão sendo eliminados pelas nossas equipes. Ressaltamos que a população também pode colaborar no combate efetivo para reduzir esse índice de infestação aqui no bairro Ribeirão”, destacou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida, ressaltando que o trabalho e o controle das arboviroses continua sendo realizado diariamente em diversos bairros e na próxima semana, outros mutirões também serão realizados com esse objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

Aedes Aegypti

Dircom Barreiras

Fala Barreiras