Barreiras
Barreiras realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024


Após a adesão ao Selo Unicef, a Prefeitura de Barreiras avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas.
A Capital do Oeste é um dos 2.023 municípios que aderiram à edição 2021-2024, sendo o primeiro município da região Oeste a realizar o Fórum Comunitário. Certificada em duas edições, Barreiras obteve o reconhecimento da Unicef ao apresentar avanços reais e positivos em políticas públicas e promoção dos direitos das crianças e adolescentes nos equipamentos de saúde, educação e assistência social.
Na abertura do Fórum Comunitário, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Maritânia Carvalho; a secretária de Educação, Gabriela Nogueira; o presidente do CMDCA, Diego Toionaga; a defensora pública, Dra. Laís Nunes; conselheira tutelar, Maria Sueli; a delegada titular da Deam, Dra. Marília Durães; e o Ten. Coronel PM, Camilo Uzêda. No auditório, muitos representantes da rede de proteção aos direitos da criança, Núcleo de Cidadania, Pastoral da Criança, Juizado de Menores, pais e sociedade civil organizada também participaram.


O presidente do CMDCA, Diego Toionaga, abriu o fórum destacando o compromisso de toda sociedade com a causa da infância e adolescência. “Hoje é dia de celebrar, pois tivemos essa lentidão por conta da pandemia, mas agora retornamos à discussão do Selo Unicef com metas e o apoio de toda rede de proteção à infância e juventude. Juntos vamos discutir políticas públicas de qualidade para serem implementadas a médio e longo prazo, e que não fiquem restritas somente às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base social, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”
Para a secretária de Assistência Social, Maritânia Carvalho, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada criança no município. “O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para planejar as ações de acordo com nossa realidade, promovendo um diálogo sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas e buscando a conquista do terceiro Selo Unicef. Sabemos dos desafios, mas a gestão do prefeito Zito tem facilitado muito nosso trabalho, devido a valorização da educação, da saúde e assistência social. Espero que possamos sair daqui, com um plano de ação apontando nossos pontos fortes e fracos, e principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e todas instituições”, disse.
O Fórum tratou de propostas, além de debater 7 resultados sistêmicos, como desenvolvimento infantil na primeira infância e desenvolvimento integral, saúde mental e bem estar de crianças na segunda década de vida; educação de qualidade e hábitos de higiene, acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional, prevenção e respostas as violências; proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis e o eixo de participação cidadã.


Dircom Barreiras
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18