Siga-nos

Barreiras

Barreiras promove pré-conferências de Assistência Social 2023, envolvendo a comunidade para fortalecer políticas públicas

Evento reúne profissionais e usuários para discutir melhorias na execução dos serviços e benefícios socioassistenciais

Publicado

em

Pré-conferências de Assistência Social

Profissionais e usuários engajados na pré-conferência de Assistência Social em Barreiras, discutindo propostas para fortalecer as políticas públicas e garantir direitos socioassistenciais | Foto: Dircom Barreiras

Teve início na segunda-feira (5) um ciclo de pré-conferências que marcam a preparação da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social 2023, um evento de extrema importância para a comunidade de Barreiras, no Oeste da Bahia. Com o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a conferência busca engajar profissionais e usuários na avaliação das políticas públicas e na proposição de estratégias para a qualificação e ampliação dos serviços, programas e projetos que garantam o acesso aos Direitos Socioassistenciais.

O primeiro encontro aconteceu no auditório da Aiba e reuniu trabalhadores das áreas de atuação e formação, vinculados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Pop. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado, o assistente social representante do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS da Bahia, Maurício Bodnachuk, e o psicólogo Mailson Pereira, ex-vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social da Bahia, estiveram presentes.

Coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, o ciclo das pré-conferências contará com um total de dez encontros ao longo do mês de junho. Trabalhadores, entidades prestadoras de serviços socioassistenciais e usuários dos serviços da política de Assistência Social participarão ativamente dessas discussões, visando propor mudanças e fortalecer a importância das políticas públicas no município.

“A Conferência é um importante momento para avaliar as políticas públicas e propor estratégias de qualificação, ampliação e melhoria na execução dos serviços, programas, projetos e benefícios de modo a garantir o acesso aos Direitos Socioassistenciais”, explica Marília Machado, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Seguindo um formato presencial, as pré-conferências terão como principal foco temático as discussões em grupo. A secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Dicíola Baqueiro, destaca a convocação conjunta entre o Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho para a realização da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Serão realizados dez encontros prévios, nos quais os participantes terão a oportunidade de sugerir mudanças e reforçar a importância das políticas públicas na área, visando a criação de propostas eficazes que serão debatidas durante a conferência principal no próximo mês.

Da redação com informações da Dircom Barreiras

Fala Barreiras