Siga-nos

Barreiras

Barreiras comemora 130 anos em ritmo de crescimento

Tudo indica que, em breve, a capital do Oeste Baiano se transformará na Grande Barreiras, fonte de emprego, renda e lazer para a região.

Publicado

em

Em 1870, quem passasse pelo pequeno povoado de São João de Barreiras, que ainda era um pequeno entreposto comercial banhado pelo Rio Grande, jamais poderia imaginar as mudanças que ocorreriam nos próximos anos.

Mas os ventos da prosperidade sopraram a favor do pequeno povoado e o que parecia apenas mais um local de passagem se tornou uma cidade. E a cidade, por sua vez, mais tarde veio se tornar um verdadeiro polo de desenvolvimento da Região Oeste da Bahia.

É claro que entre a publicação da lei que emancipava Barreiras do território de Angical, que ocorreu em 1890, e a transformação do município na Capital do Oeste, existe muita história para contar.

A construção da BR-242, rodovia que liga Barreiras a Salvador, com certeza foi um marco na história do município, bem como a chegada dos desbravadores da agricultura regional, famílias de coragem que começaram a investir na introdução da soja e de outros grãos num território até então invisível para as atividades agrícolas. E esses são apenas alguns acontecimentos que alteraram a história da região.

Mudança de percepção

Tudo mudou quando investidores, comerciantes e mesmo a população local, começaram a perceber que, muito mais do que uma cidade de descanso ou apenas um local para ganhar dinheiro, Barreiras é um município com potencial de crescimento. Essa mudança não ocorreu de uma hora para outra, mas aos poucos a cidade foi sendo transformada por aqueles que decidiram apostar na região.

Afinal, Barreiras ainda oferece várias lacunas comerciais que precisam ser preenchidas, gerando oportunidades de negócios, emprego e renda para a população, bem como investimentos em educação, saúde e infraestrutura que melhoram a qualidade de vida de seus moradores e visitantes.

E mesmo com essa mudança de percepção gradual, criando uma mentalidade de progresso, foi capaz de transformar a realidade do município e gerar frutos.

A Grande Barreiras comemora 130 anos em ritmo de crescimento

Barreiras é um polo econômico e educacional

Hoje, o município de Barreiras já conta com grandes indústrias, empresas, instituições financeiras, instituições de ensino e milhares de pessoas que acreditam no futuro dessa cidade. O sucesso do setor agropecuário, por exemplo, já não é uma novidade para ninguém.

Afinal, o território de Barreiras já é considerado uma verdadeira fronteira agrícola, referência de tecnologia, produtividade e geração de empresa e renda no campo. Mas a agricultura já não é mais o único ponto forte do município.

Quem poderia imaginar que a cidade se transformaria num polo educacional, por exemplo? A chegada da UFOB, junto a UNEB e ao IFBA, bem como a diversas instituições de ensino superior, tornaram Barreiras um ponto de atração tanto para estudantes da região e de vários lugares do Brasil, quanto para pesquisadores e técnicos interessados a contribuir com o seu trabalho.

Além disso, não é possível falar sobre Barreiras sem mencionar o setor de serviços, que tem se diversificado cada vez mais, tudo para atender os consumidores que estão cada vez mais exigentes e antenados com as novidades do mercado.

Outro ponto de destaque do município é o crescimento do setor de construção civil e a expansão do mercado imobiliário local. A construção de prédios, condomínios, bairros planejados, entre outras construções modernas e sofisticadas que se equiparam a qualidade do que é oferecido nas capitais, já é uma realidade em Barreiras.

Mas será que com tantas mudanças que ocorreram nos últimos anos ainda há espaço para crescimento?

A Grande Barreiras: Como será o seu futuro?

Tudo indica que o mercado local continuará aquecido nos próximos anos. Pelo menos é isso que demonstra os investidores nos setores de agronegócio, construção civil e serviços. A expectativa é que o município continue se expandindo, atraindo mais e mais pessoas interessadas em estudar, em investir e se desenvolver, movimentando o comércio local e gerando emprego e renda.

Vale ressaltar que, além dos setores mencionados anteriormente, em breve o município também será um polo de saúde. A ampliação do Hospital do Oeste, bem como a expectativa de construção do Hospital Municipal de Barreiras, devem aumentar a circulação de pessoas na cidade, bem como atrair novos profissionais da saúde, necessários para trabalhar nessas áreas de saúde.

Diante disso, desse cenário de expansão e crescimento, a perspectiva é que o município se torne uma verdadeira metrópole, a chamada Grande Barreiras, fonte de negócios, residenciais estruturadas, saúde, educação e lazer não só para os barreirenses, mas também para os moradores de toda a Região Oeste.

Por enquanto, só resta ao barreirense esperar e trabalhar para ver essa cidade continuar crescendo.

A Grande Barreiras comemora 130 anos em ritmo de crescimento

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras