Siga-nos

Barreiras

Barreiras comemora 130 anos! E o turismo, como está?

Popularmente conhecida por suas belezas naturais, Barreiras é contemplada por uma variedade de rios que banham a “Capital do Oeste”…

Publicado

em

Barreiras 130 anos

Imagem destaque: Cachoeira do Redondo, ponto turístico de Barreiras | Foto: Tarcício Boquady

O Município de Barreiras, no Oeste da Bahia, comemora nesse dia 26 de maio, seus 130 anos de emancipação política. Popularmente conhecida por suas belezas naturais, Barreiras é contemplada por uma variedade de rios que banham a “Capital do Oeste” e favorecem a preservação e manutenção do bioma Cerrado característico local. As Cachoeiras do “Acaba Vidas” e do “Redondo”, como também a Serra do Aeroporto, e outras, fazem parte desse diversificado leque natural.

Barreiras 130 anos
Country Club, às margens do Rio de Ondas | Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras

Apesar de toda grandeza ambiental exposta e ainda hoje encontrada no município, o barreirense convive com a escassez de incentivo à prática do lazer e do turismo local. O tradicional Cais do Rio Grande aparenta situação distante da desejada com uma infraestrutura precária de iluminação e acessibilidade. O Rio de Ondas que é bastante pesquisado, principalmente nas redes sociais, não oferece pontos públicos de banho acessível e na maior parte da sua orla, é circundado por bares e chácaras particulares.

Com seus 130 anos completados, a cultura representativa da cidade também tem se perdido em meio a tantos devaneios. Hoje, não é possível encontrar na cidade de Barreiras um espaço específico e característico de acesso, como exemplo, a artigos de artesanatos, sendo que assim, muitos visitantes acabam se deparando com imagens simbólicas da Bahia como um geral, de outras cidades até, sem o detalhe particular da nossa gente.

Barreiras 130 anos
Vista aérea de Barreiras | Foto: Redes Sociais

Os desafios são muitos, mas os avanços e a modernidade são motivos de crença e de esperança do povo barreirense e de toda a Região Oeste. Ainda é preciso o entendimento e o incentivo à exploração sustentável e à valorização da arte e da cultura por meio de medidas acolhedoras e do diálogo direto com a sociedade. Assim, Barreiras com certeza irá ter motivos mais que especiais para confraternizar com todos os seus filhos e proporcionar um futuro estável e promissor.

Barreiras 130 anos
Rio Grande e pista de acesso à Ponte Ciro Pedrosa, no centro de Barreiras | Fotos: Redes Sociais

PARABÉNS BARREIRAS!

A Grande Barreiras comemora 130 anos em ritmo de crescimento

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Fala Barreiras