Siga-nos

Barreiras

Ampliação do Aeroporto Regional do Oeste avança com anuência da ANAC

ANAC publica anuência inédita para obras no Aeroporto de Barreiras que agora depende do Governador Jerônimo Rodrigues autorizar a licitação do novo terminal

Publicado

em

Aeroporto Regional do Oeste

A ampliação do Aeroporto Regional do Oeste está prestes a iniciar, aguardando apenas a autorização do Governador Jerônimo Rodrigues | Foto: Arquivo Falabarreiras

Notícias de Barreiras BA:  A ampliação do Aeroporto Regional do Oeste está cada vez mais próxima de se tornar realidade. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou uma anuência inédita, liberando obras no Aeroporto de Barreiras entre 27 de julho de 2024 e 19 de março de 2025 (créditos para o Barreiras em Desenvolvimento). A licitação para o novo terminal de passageiros agora depende da autorização do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Anuência da ANAC: O que significa?

A anuência da ANAC indica que o cronograma e o planejamento de intervenções no sítio aeroportuário, enviados pelo Estado através da concessionária São Francisco Aeroportos, estão aprovados. O prazo desta anuência pode ser ajustado conforme o andamento das etapas de execução.

Histórico do Projeto

O projeto básico, financiado pelo Fundo Nacional de Aviação Civil, necessita obrigatoriamente de aprovação pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A responsabilidade de licitar e executar as obras recai sobre o Estado da Bahia. Este processo, que se estende há quase três anos e meio, tem enfrentado várias devolutivas pela contratada do Estado, a EGIS GROUP, sem multas pelo atraso, já chegando ao sétimo aditivo contratual.

Mobilização e Avanços

Aeroporto Regional do Oeste

Aeroporto Regional do Oeste | Reprodução Barreiras em Desenvolvimento

A mobilização “Decola Oeste” impulsionou o trâmite, com acompanhamento técnico e publicidade à sociedade e mídia local, representando as entidades de classe envolvidas. Este movimento foi crucial para o avanço do processo.

Próximos Passos

Para iniciar a licitação e execução das obras, o Governador Jerônimo Rodrigues deve assinar o termo simbólico e publicar o edital no Diário Oficial do Estado. Com a ampliação, o Aeroporto Regional do Oeste poderá operar aeronaves 737.800 MAX e atender até 250 passageiros por hora no novo terminal.

Além da anuência da ANAC, o aeroporto já possui licença ambiental para as intervenções necessárias, garantindo que todos os requisitos regulatórios sejam atendidos para o início das obras.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!