Siga-nos

Barreiras

Aeroporto de Barreiras é prioridade para Governo do Estado, diz Antonio Henrique Júnior

Governo Federal irá investir cerca de R$ 45 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC)

Publicado

em

O Aeroporto de Barreiras, no oeste da Bahia, é um aeroporto público, administrado pelo Governo do Estado e possui uma pista de 1,6 km de asfalto. Atualmente, foi incluído no grupo dos 20 aeroportos da Bahia do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional(PDAR), criado em 2012, do Governo Federal do Brasil, que visa construir e/ou reformar um total de 270 aeroportos em todo o país.

Trabalhos de reforma e ampliação envolverão aumentos do terminal de passageiros, que vai mudar completamente por ser atualmente muito pequeno, do pátio de estacionamento das aeronaves e da pista, que vai ser ampliada tanto no seu comprimento quanto na sua largura.

O Governo Federal vai investir cerca de R$ 45 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), na elaboração dos projetos e na execução das obras. O anteprojeto que serve de referência para a continuidade da elaboração dos projetos prevê a adequação do aeroporto para operação de Boeing 737-800. A demora na execução do projeto tem sido motivos de reclamação por parte de quem necessita utilizar os serviços.

De acordo com o deputado Antonio Henrique Júnior, o recurso para realização da obra está garantido pelo governo federal e o projeto deve avançar nesse novo governo. “Eu já estive com o diretor dos aeroportos de Salvador, ele me falou que o projeto está no governo federal, na ANAC só esperando liberar. Nós sabemos que já estamos devendo esse aeroporto de Barreiras. Quantos anos vem se falando sobre isso?”, justificou o deputado.

De acordo com o parlamentar, no último ano do governo de Michel Temer, o ministro esteve no município assinando o projeto no aeroporto. Estavam presentes o vice-governador João Leão, deputado federal Carlos Tito e Cacá Leão, onde assinaram a liberação dos quarenta e cinco milhões. Mas no governo Bolsonaro, devido as diferenças com o governo da Bahia, com o PT, o projeto não avançou.

Conforme Antonio Henrique Júnior, a discussão de como seria o aeroporto foi uma das principais causas da demora. “Eles queriam fazer, mas o dinheiro não dava pra fazer um aeroporto igual o modelo de Conquista e o governador Rui Costa queria igual ao modelo de Conquista, um aeroporto regional aqui em Barreiras, a discussão era essa

. Mesmo com o governador Rui Costa se comprometendo a fazer o complemento do que faltasse, o projeto não avançou, informou o deputado.

Conforme o parlamentar, agora no governo Lula, com o PT que é aliado, as conversas estão avançando. O governo vai entrar com uma contrapartida que o dinheiro que tem hoje não dá mais pra fazer o aeroporto regional. Mas, segundo ele, isso já está sendo resolvido. “O aeroporto de Barreiras é prioridade para o Governo do Estado. Esse vai ser um aeroporto de grande porte, vai atender até trezentos passageiros. Nós vamos cobrar da ANAC e do ex-governador Rui Costa que hoje é ministro da Casa Civil. Então a população de Barreiras não deve se preocupar pois em breve vamos ter o nosso Aeroporto Regional.” garantiu Antonio Henrique Júnior.

Vale lembrar que recentemente o deputado emitiu uma nota na qual lançou uma homenagem a Ondumar Marabá, denominando o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, e isso, de certa forma, gerou especulação no povo de Barreiras, uma vez que a população já aguarda há muito tempo pelo aeroporto regional   na cidade. Sobre isso, o deputado justifica que o Aeroporto de Luís Eduardo deverá estar pronto para que, quando começarem as obras em Barreiras, os passageiros possam ter um suporte já que a pista ficará fechada durante a execução da obra. Além disso, Barreiras terá um aeroporto de grande porte, que está sendo projetado pelo Governo Federal com toda estrutura e tecnologia para desembarque de até 300 passageiros, enquanto que o de Luís Eduardo será apenas para 70 passageiros.