Siga-nos

Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022:
Como está a disputa pela sucessão estadual na Bahia; confira

As articulações de pré-candidatos a governador já estão em andamento…

Publicado

em

Eleições 2022

ACM Neto, João Roma e Otto Alencar | Foto: Reprodução/Internet

A sucessão estadual somente vai acontecer nas eleições de 2022, mas as articulações do chamado “xadrez político” na Bahia já começaram. Alguns nomes conhecidos do eleitor, já despontam como postulantes a ocupar o cargo da cobiçada cadeira do Palácio de Ondina, nos próximos quatro anos.

Na disputa do pleito, importantes lideranças como o presidente do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA), o Senador da República Otto Alencar (PSD), o Deputado Federal e Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), tem a missão de conquistar a confiança do eleitor, que através do voto tem a responsabilidade de definir o futuro da Bahia.

E quem já deu a largada foi ACM Neto que oficialmente lançou desde o dia 17 de maio, o movimento “Pela Bahia – Caminhos para o futuro do nosso estado”, que visa promover o debate em toda a Bahia para discutir os problemas, buscar soluções e encontrar novas potencialidades para o desenvolvimento dos baianos. O projeto teve início na região da Chapada Diamantina e segue visitando os principais municípios com vocação econômica do Estado.

Eleições 2022
Ministro da Cidadania, João Roma | Foto: Agência Câmara

Já o Se nador Otto Alencar tem a seu favor a sua larga experiência política por ter exercido cargos de gestão, sempre priorizando servir ao povo da Bahia. Médico de formação desde 1972, Otto foi professor no Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Bahia e professor-assistente da cadeira de ortopedia e traumatologia do próprio departamento. Essas especializações o credenciaram a ser um dos mais destacados Secretário de Estado de Saúde da Bahia no período de 1991 a 1994.

Eleições 2022
ACM Neto | Foto: Agência Câmara

Além disso, Otto Alencar foi nomeado vice-governador da Bahia, em dois períodos, de 1999 a 2002 e 2011 a 2015 e conhece como ninguém as necessidades e anseios da população de cada um dos 417 municípios. Atualmente ocupando uma cadeira no Senado Federal, Otto Alencar tem tido uma atuação destacada na apuração dos fatos na CPI da Covid-19. O nome do Senador Otto Alencar surge após uma mudança de estratégia do PT, ventilada pelo presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva. O Senador Jaques Wagner abriria mão da candidatura, uma vez que ainda tem quase quatro anos de mandato pela frente.

Correndo por fora está o Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA, formado em direito e foi eleito em 2018 para dar início ao seu primeiro mandato como deputado federal, defendendo os interesses da Bahia. Como parlamentar se destacou por defender temas importantes como, Marco Legal das Startups, a Reforma Tributária, agricultura, inclusão digital e promoção de ações sociais que tragam dignidade para quem mais precisa.

Eleições 2022
Otto Alencar | Foto: Agência Senado

O representante do Republicanos acumula experiências na gestão pública com atuações destacadas pelo Ministério da Cultura em Pernambuco, Governo de Pernambuco, Ministério da Administração, além da Agência Nacional do Petróleo (ANP). No período de 2003 a 2018, Roma foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador.

Na atividade parlamentar, João Roma presidiu, ainda, a Comissão do Marco Legal das Startups e foi relator da Reforma Tributária, duas importantes pautas que visam estimular a economia, fazendo o país avançar e promovendo a geração de empregos.

A política é dinâmica e a qualquer momento esse cenário pode mudar. Outros personagens políticos podem ganhar força ou ainda é possível novas articulações. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos eleitor.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras