Siga-nos

Eleições 2024

Eleição 2020: Como justificar o voto pela internet?

A justificativa pode ser realizada através do aplicativo e-Título, que funciona como uma versão digital do título de eleitor

Publicado

em

Numa iniciativa inédita nas eleições brasileiras, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o e-Título, aplicativo que fornece a versão digital do título de eleitor e que pode ser utilizado para justificar a ausência no dia da votação da eleição 2020, entre outras funcionalidades.

Por conta da pandemia de COVID-19 e para evitar aglomerações durante a eleição 2020, o TSE recomenda que a justificativa seja feita através desse aplicativo, não de forma presencial. Além disso, o eleitor também pode entregar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em um dos locais destinados ao recebimento das justificativas, junto com o documento oficial de identificação com foto.

Porém, utilizar o e-Título é muito mais prático e fácil, já que o eleitor não precisa se deslocar até o local de votação e pode fazer todo o processo sozinho, através do próprio celular.

Como justificar o voto pela internet?

O primeiro passo é realizar o download do aplicativo, que está disponível para Android e iOS. Em seguida, é necessário realizar um cadastro, para confirmar a sua identificação.

Após concluir essa etapa e ter acesso à tela inicial do aplicativo, o eleitor pode clicar na aba “Mais opções” e, posteriormente, escolher a opção justificativa de ausência, onde poderá comprovar essa ausência via GPS ou anexando algum documento.

Quem pode justificar o voto pelo aplicativo?

De acordo com o TSE, todos os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral poderão justificar o voto através do aplicativo e-Título no primeiro turno. Contudo, isso só poderá ser feito durante o horário normal de votação, ou seja, das 7h às 17h deste domingo (15).

Além disso, não adianta tentar enganar o sistema, já que para confirmar que o eleitor está distante do seu local de votação, o aplicativo utiliza a função do GPS do celular, com o objetivo de verificar se o eleitor está mesmo distante da sua zona eleitoral.

Em caso de doença ou qualquer outra impossibilidade de comparecimento, também será possível justificar a ausência pelo aplicativo. Essa justificativa poderá ser realizada até 60 dias após a data da eleição.

Para isso, basta que o eleitor acesse a seção “Mais opções” e clique em “Justificativa de ausência”. Em seguida, ele deverá anexar uma documentação que comprove a necessidade de ausência.

Caso o eleitor esteja em outro país no dia de votação, ele pode utilizar o aplicativo para justificar sua ausência através do serviço de geolocalização no dia da eleição, e para realizar a justificativa até 30 dias após retornar ao Brasil.

Outras funcionalidades do aplicativo e-Título

Além de ser utilizado para justificar o voto, esse aplicativo permite que o eleitor confira o seu local de votação e consulte o número do seu título de eleitor. Além disso, ele também pode ser utilizado para emitir certidão de quitação eleitoral e o documento de “Nada consta criminal eleitoral”.

Para quem tem cadastro biométrico, o aplicativo ainda pode substituir o título de eleitor impresso no dia da eleição 2020. Porém, os eleitores que não registraram a digital também precisam apresentar a carteira de identidade na hora de votar.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20