Siga-nos

Educação

Pesquisador da Rede DSBR participa de evento nacional de gestão pública

Sediado na capital de Alagoas, evento reuniu mais de 200 gestores brasileiros em grupos de trabalho com foco no futuro da administração pública. Poty Lucena apresentou projetos produzidos pela rede de pesquisa na área de ciência de dados, governança e gestão pública…

Publicado

em

Educação

Professor Poty Lucena | Foto: Consad 2021

Temas como ciência de dados, ativos, parceria público-privadas, escolas de governo, transformação digital, compras públicas, concessões, comunicação pública e gestão de pessoas estiveram na pauta do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad Express), evento que reuniu especialistas em gestão pública em Maceió (AL) que debateram e apresentaram as boas práticas na administração pública. O evento teve início no dia 30 de novembro com programação até 03 de dezembro e tem como principal objetivo discutir estratégias para a modernização da gestão pública.

O pesquisador e coordenador da Rede Data Science BR (DSBR), Poty Rodrigues de Lucena, marcou presença no evento com uma agenda que contemplou duas palestras e uma participação no Grupo de Trabalho de Ciência de Dados sobre o Planejamento das Ações para 2022. A primeira palestra com o tema Descomplicando a Gestão de Projetos em Ciência de Dados na Administração Pública, Poty Lucena falou sobre os desafios organizacionais e da gestão dos dados na administração pública e apresentou os ciclos do modelo de gestão MAnGve for Innovation Management (Mi9) experimentado na Rede DSBR, bem como os projetos desenvolvidos pela rede em parceria com o Ministério da Educação, como a Plataforma Universidade 360º – Observatório da Educação Superior, uma solução em Big Data Analytcs de transparência e governança da Rede Federal de Educação.

A Plataforma foi lançada em setembro de 2021 e tem como públicos de interesse: a sociedad e, a comunidade acadêmica e escolar, órgãos de imprensa, órgãos de controle dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério da Educação e as universidades, institutos federais, Cefet´s e o Colégio Pedro II. Na segunda quinzena de novembro, a Plataforma lançou uma nova seção com informações da execução orçamentária e de indicadores de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), atualizados diariamente.

A Rede DSBR é uma rede de pesquisa em ciência de dados liderada pela UFOB |em cooperação com pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ministério da Educação.

Educação
Professor Poty Lucena | Foto: Consad 2021

A segunda palestra Big Data Analytcs: Transparência para Cidadania, governança para decisão abordou temas como a Lei de Acesso à Informação, política de dados, direitos dos usuários dos serviços públicos, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a Rede Nacional de Governança Digital entre outros assuntos relacionados à promoção da cidadania pela transparência e à governança para tomada de decisões na administração pública. 

O Consad Express fomenta a realização do 120º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração Pública.

Assessoria de Comunicação Rede DSBR

Fala Barreiras