Siga-nos

Educação

OPORTUNIDADE:
Cursos de formação de professores da UFOB estão com inscrições abertas até 6 de janeiro

Os cursos são destinados para professores da rede pública de Educação Básica da região…

Publicado

em

Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da UFOB está com inscrições abertas até o dia 6 de janeiro de 2023, para professores da rede pública de Educação Básica da região.

Em 2023 a Universidade ofertará os cursos de Segunda Licenciatura em Matemática (40 vagas); Licenciatura em Geografia (40 vagas) e Licenciatura em História (40 vagas), no Campus Reitor Edgard Santos em Barreiras, e o curso de Licenciatura em Artes Visuais (40 vagas), que será ofertado para o Campus de Santa Maria da Vitória.

O início das aulas está previsto para agosto de 2023. As aulas acontecerão semanalmente às sextas-feiras, no período noturno, e aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.

Para se candidatar, é condição prévia que o professor da rede pública de Educação Básica cadastre ou atualize seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica.

Em seguida, é necessário acessar a plataforma, no mesmo link, indicando o interesse em participar do Programa.

A homologação da candidatura considera se o/a professor/a não possui formação na área e se atua na área de conhecimento para a qual manifesta o interesse (curso de graduação).

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

Seu objetivo é oferecer aos professores da rede pública de educação básica a   oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam e estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.

Fala Barreiras