Siga-nos

Educação

MEC lança a Rede Aprender e o aplicativo Jornada do Estudante

As ferramentas são voltadas para estudantes, instituições de ensino e gestores de programas educacionais

Publicado

em

Foto: Reprodução Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

O Ministério da Educação (MEC) lançou na terça-feira (28) duas ações voltadas para estudantes, instituições de ensino e gestores de programas educacionais de todo o Brasil. A plataforma Rede Aprender receberá dados das instituições de ensino e abastecerá outras ferramentas educacionais. O aplicativo Jornada do Estudante funciona como um canal direto de comunicação digital com os estudantes.

A Rede Aprender objetiva a construção da Plataforma Nacional de Interoperabilidade e Análise de Dados da Educação, sendo o elo com outros sistemas de informação, como a Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de Gestão Acadêmica das próprias instituições e o aplicativo Jornada do Estudante.

A Rede Aprender está sendo desenvolvida devido a uma parceria do MEC com a Capes e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A integração da plataforma ocorrerá gradativamente até ser concretizada como única infovia de interoperabilidade nacional na área da educação. Futuramente, essa plataforma compartilhará dados entre as instituições educacionais e realizará análises com mais transparência à sociedade.

Jornada do Estudante
O aplicativo Jornada do Estudante abre um canal de comunicação digital entre o MEC e o estudante. Em breve também será possível acompanhar os registros estudantis, desde a educação infantil à pós-graduação, em tempo real, sem a necessidade de deslocamentos físicos às instituições educacionais.

A ferramenta foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do MEC, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Casa Civil.

O aplicativo está pronto para receber integrações de todas as universidades públicas e privadas do Brasil e já possui integração com duas universidades que contemplam, aproximadamente, 100 mil estudantes entre matriculados e egressos. No próximo trimestre, o aplicativo Jornada do Estudante estará apto a receber dados de estudantes do ensino básico com destaque ao ensino médio.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras