Educação
Matrícula nas escolas estaduais de Barreiras será entre 16 e 24 de janeiro de 2023
O processo de matrícula poderá ser feito via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. Veja como fazer!


Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução Mais Região
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia vai abrir mais uma etapa da matrícula escolar 2023 a partir da próxima segunda-feira, 16. O procedimento é simples e será feito virtualmente ou presencial, estando disponível até mesmo para celulares. Essa é a vez dos novos alunos da rede estadual garantirem suas vagas, aqueles que já estudam na rede fizeram o processo de rematrícula entre novembro e dezembro de 2022.
O primeiro dia da matrícula será dedicado, exclusivamente, para Pessoas com Deficiência (PcD). Já o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, deverá solicitar, no dia 17 de janeiro, a sua transferência diretamente na unidade escolar em que está matriculado. O calendário da matrícula segue, nos dias 18 e 19 de janeiro, para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental, apenas oriundos da rede municipal de ensino.
A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, pela internet, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
No dia 20 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já nos dias 23 e 24 de janeiro, poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
Em Barreiras, oeste da Bahia, o processo de matrícula poderá ser feito através do site https://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/home. Após o procedimento virtual é necessário fazer a confirmação de matrícula presencialmente na unidade escolar, para isso são necessários os seguintes documentos:
- Via original do histórico escolar;
- Via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil;
- Via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF);
- Via original e cópia legível comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura);
- Via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada;
- Cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal;
- Cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.