Connect with us

Educação

MARCOS FREIRE:
Integração, socialização, concentração e raciocínio marcam a tarde dos estudantes das turmas de educação Integral do Colégio

Saiba a importância de promover atividades que tenham como objetivo compreender o papel da escola no processo de socialização do indivíduo…

Publicado

em

Marcos Freire

Socialização pode ser entendida como o processo pelo qual o indivíduo assimila e aprende as regras básicas do modo de vida de uma sociedade. Este processo de socialização acontece mediante a interiorização da cultura de determinada organização social em que o indivíduo nasce e cresce.

Cada escola apresenta sua própria função social, exercendo um papel importante na consolidação do processo de socialização dos alunos. É nela que se constrói parte da identidade de ser e de pertencer ao mundo, assim como se adquire os modelos de aprendizagem através da absorção dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade.

A socialização na escola tem um importante papel na formação individual de cada aluno. O ambiente escolar é um cenário vivo de interações de trocas explícitas de ideias, valores e interesses diferentes. É durante momentos como o recreio, por exemplo, que as crianças desenvolvem suas habilidades sociais e emocionais, bem como o senso de coletividade e empatia. Deste modo, promover a socialização dos alunos através de atividades diversificadas também pode ser fundamental para desenvolver habilidades no contexto escolar.

Atualmente, muitas instituições de ensino de Barreiras estão desenvolvendo ações para promover momentos de integração e socialização entre os seus alunos com o objetivo de diminuir os prejuízos causados por quase dois anos de isolamento social durante a pandemia.

Marcos Freire

Com esse objetivo, o Colégio Democrático Estadual Marcos Freire organizou uma tarde recreativa com atividades de Integração, socialização, concentração e raciocínio com as turmas de educação integral.

De acordo com o professor Adalto, a sugestão partiu dos próprios estudantes. “A partir da sugestão dos estudantes do 1° integral para o desenvolvimento de “aulas diferentes”, realizamos com o envolvimento dos líderes, dos professores e da coordenação uma tarde além da bola. Os jogos uno, dama, xadrez, dominó e baralho, serviram para unir em um só espaço as três turmas do Integral na tarde da sexta-feira (03). As duplas e os quartetos jogaram brincando, sem a ideia de concorrência ou premiação. Este tipo de atividade conforme os teóricos é uma estratégia de aprendizagens. Os estudantes valorizaram a experiência e ajudaram na organização, higiene, montagem e desmontagem do espaço, aqueles que não se envolveram com os jogos diretamente, participaram da decoração alusiva às festas da tradição junina”.

Os professores Zauri e Adalto ajudaram a viabilizar a iniciativa, inclusive jogando com as turmas. A proposta foi fruto do diálogo coletivo dos de Carla, Uania, Adalto, Zauri e Renata.

Para Adalto, “Educação Integral é isto, tempo e espaço integradores como prática de aprendizagens. Vamos pensar e construir juntos, novos tempos e momentos na única escola integral de Barreiras”, comenta o professor.

Marcos Freire

Diante desses apontamentos, percebe-se a importância de promover atividades que tenham como objetivo compreender o papel da escola no processo de socialização do indivíduo.  Sendo assim, as escolas devem pensar seus currículos para que valorizem a convivência entre os alunos e a interação social. Isso pode ser feito por meio da seleção e organização dos conteúdos e das atividades propostas com base na realidade dos alunos e da comunidade escolar.

Marcos Freire