Educação
Investimentos do Governo do Estado na Educação beneficia várias escolas na Região Oeste da Bahia
Os investimentos foram destinados para a construção de novas escolas, ampliações, modernizações, construção de quadras e reformas em toda a Região Oeste da Bahia…


O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, tem feito uma série de investimentos com o objetivo de garantir uma educação moderna e de qualidade aos estudantes baianos. Muitos recursos foram destinados à infraestrutura das escolas nos últimos anos, além da construção de novas unidades.
Na região Oeste da Bahia, o Governo do Estado vem realizando muitos investimentos, como por exemplo, a construção de novas escolas, ampliações, modernizações, construção de quadras e reformas. Atualmente, algumas obras estão sendo concluídas e a previsão é que até o final de 2022, várias escolas tenham suas unidades totalmente reformadas e ampliadas.
Entre as obras que estão sendo finalizadas, estão as construções das unidades escolares em tempo integral em Formosa do Rio Preto e Luís Eduardo Magalhães, novas escolas em Santa Rita de Cássia e São Desidério e modernização de colégios em Angical, Barreiras, Cristópolis, Wanderley, Buritirama e Mansidão.
Os investimentos realizados são em diversas áreas e compreendem desde a construção e modernização de escolas, políticas de assistência estudantil, que são fundamentais para assegurar a permanência dos alunos nas escolas, cobertura de quadras de esporte e ampliação de escolas para melhor atender aos alunos de toda a região Oeste da Bahia.
Em Barreiras, por exemplo, o Colégio Estadual de Barreirinhas e Colégio Estadual Antônio Geraldo foram beneficiados com a cobertura da quadra de esportes, proporcionando aos alunos mais conforto e comodidade para a realização das atividades físicas e eventos esportivos.
O Centro Territorial de Ensino Profissional – CETEP – e UNEB em Barreiras, por exemplo, foram beneficiadas com modernização como a troca de mesas e cadeiras, ar-condicionado, computadores, equipamentos de projeção, entre outros. E uma nova unidade está sendo construída, logo após a atual sede da Uneb em Barreiras, na saída para Salvador, com o investimento de R$ 14.342.395,89.


De acordo com dados do NTE 11, 15 obras no total estão sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), e Secretária da Educação (SEC) nesses municípios além de outras manutenções que ainda em andamento com previsão de serem finalizadas em 2022.
É importante destacar que que as necessidades de recursos ainda são muitas: remunerar melhor os professores, garantir infraestrutura escolar adequada para todas as escolas, ampliar a oferta de tempo integral etc. Essa tese é a base da Meta 20 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação do investimento público em Educação Pública para 10% do PIB (Produto Interno Bruto) até 2024.