Siga-nos

Educação

Instituto SOMOS oferece mais de 200 bolsas de estudo a alunos da rede pública com baixas condições socioeconômicas

Os selecionados cursarão o Ensino Médio em uma das 143 escolas parceiras da rede, distribuídas por 19 estados; inscrições vão até 25 de setembro

Publicado

em

A Cogna, uma das maiores organizações educacionais do mundo, está com as inscrições abertas para o Somos Futuro, programa de bolsas de estudo integrais destinado a alunos de escolas públicas com baixas condições socioeconômicas. As oportunidades são oferecidas pelo Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação, que desde 2018 já beneficiou mais de 590 jovens. 

O processo seletivo de 2023 tem inscrições abertas até 25 de setembro.  Para participar, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em escola pública, além de ter bom desempenho acadêmico. Nesta edição, serão disponibilizadas 223 bolsas de estudo para os três anos do Ensino Médio, em uma das 143 escolas parceiras da SOMOS Educação adeptas ao programa, distribuídas por 98 cidades de 19 estados. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.  

“O Somos Futuro foi muito importante para mim e para minha família. Eu não tinha esperança de ser aprovada na USP e agora me sinto muito enobrecida por essa conquista”, afirma Valéria Gomes Cardoso, participante do programa, que estudou no Colégio Alicerce e agora cursa Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo. 

“Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, por meio do Somos Futuro, estamos colaborando para a redução das desigualdades sociais em várias regiões do Brasil, levando oportunidades e ampliando possibilidades para que esses jovens possam sonhar e ter um futuro melhor” ressalta Mario Ghio, presidente do Instituto SOMOS. 

Os interessados precisam acessar o Link para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos – um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias: 

  1. Análise socioeconômica;
  • Avaliação acadêmica online;
  • Entrevista online com voluntários do Instituto;
  • Entrevista com alunos e responsável (is) na escola escolhida. 


Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio. 

Programa de mentoria 
Além de fornecer materiais didáticos e complementares, a iniciativa conta com um programa de mentoria formado por voluntários do Instituto SOMOS, todos colaboradores de diferentes áreas da Cogna Educação. Neste ano, 270 mentores voluntários estão orientando alunos do 1º e do 3º ano do Ensino Médio – ajudando-os a desenvolver habilidades socioemocionais e a planejar o futuro e a carreira.  

Programa Somos Futuro 2023 
Inscrições:
 até 25/09 Vagas: 223 
Requisitos: estudantes do 9º ano matriculados em escolas da rede pública 
Mais informações: Link.


Sobre a Somos Educação
A Somos Educação é uma das principais organizações educacionais do mundo que atende ao mercado B2B da Educação Básica. A marca posiciona-se como uma one stop partner, oferecendo às escolas de todo o país uma plataforma completamente integrada de soluções e serviços de tecnologia para a educação, soluções educacionais que unem a ciência a favor da educação, além de serviços digitais que apoiam o processo de gestão da escola, com o objetivo de trazer inovação e apoiar a transformação digital das instituições escolares. Para mais informações acesse o Link.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras