Siga-nos

Educação

Evento virtual gratuito reunirá professores de língua inglesa de todo o Brasil

O ELT Week Brazil, uma iniciativa do British Council em parceria com o MEC, ocorrerá de 1º a 5 de novembro

Publicado

em

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Freepik

Os professores brasileiros de língua inglesa terão a oportunidade de participar de uma verdadeira imersão ao ensino do idioma e à formação continuada da profissão com conteúdo de qualidade e reconhecimento internacional. O ELT (English Language Teaching) Week Brazil, evento realizado pelo British Council em parceria com o Ministério da Educação (MEC), ocorrerá de 1º a 5 de novembro em ambiente virtual e sem custos aos inscritos.

Serão mais de 20 horas de conteúdo, com tradução para língua portuguesa e Libras (Língua Brasileira de Sinais), que incluirá debates sobre desenvolvimento profissional, ensino do idioma e intercâmbio virtual. Entre os temas abordados também estão a carreira do docente; as dinâmicas distintas em salas de aula, seja virtual ou presencial; e a internacionalização do ensino de inglês. As sessões on-line ocorrerão em horários variados, o que permitirá que os docentes participem conforme a disponibilidade que tiverem de agenda.

Para ministrar os encontros, foram convidados palestrantes nacionais e internacionais, como Graham Stanley, diretor de Inglês e Sistemas Educacionais para as Américas no British Council; Joe Dale, consultor de idiomas britânico; e Raquel Ribeiro, especialista em EdTech (tecnologia educacional), professora de inglês e Google Innovator.

Faz parte do ELT Week Brazil, uma programação paralela, voltada exclusivamente para gestores escolares que contempla atividades relacionadas ao processo de internacionalização de escolas brasileiras e formas de aproximar as conexões entre as instituições de ensino nacionais com as do exterior. No México, o British Council beneficiou cerca de 40 mil professores em apenas dois anos. No Brasil, a meta é alcançar 10% dos professores de língua inglesa anualmente, uma média de 17 mil profissionais.

Como participar
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente no site do British Council, clique neste link. As instruções para acessar as sessões serão enviadas para o endereço de e-mail informado no formulário de inscrição. Ao final do evento, os participantes serão convidados a responder uma avaliação e receberão uma certificação bilateral do British Council e do MEC.

O British Council, uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, atua em mais de 200 países e territórios, atingindo 650 milhões de pessoas no ano fiscal de 2021 e 2022. A Instituição apoia a paz e a prosperidade por meio do trabalho em artes e cultura, educação e língua inglesa, na construção de conexões entre Reino Unido e países do mundo todo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Terça-feira, dia 1º de novembro
16h30 – Abertura oficial com British Council e Ministério da Educação
17h – Auto-avaliação como ponto de partida para formação continuada, com Graham Stanley.
18h – Caminhos da BNCC de Língua Inglesa e outros recursos, com Cíntia Gonçalves.

Quarta-feira, dia 2 de novembro
10h às 12h – Minicurso Teaching for Success (parte 1), Gestão da Sala de Aula no ensino da Língua Inglesa.
10h às 12h e 13h às 15h – Minicurso Teaching for Success (parte 2), Gestão da Sala de Aula no ensino da Língua Inglesa.  
16h às 18h – Minicurso Teaching for Success (parte 3), Gestão da Sala de Aula no ensino da Língua Inglesa.

Quinta-feira, dia 3 de novembro
10h às 11h – Criando estratégias para o desenvolvimento profissional (A comprehensive strategy for continuous professional Development), com o palestrante Kevin Westbrook.

18h às 19h – Intercâmbio virtual: Como internacionalizar sua sala de aula de ensino de inglês (Virtual exchange: Internationalising the ELT classroom), com a palestrante Paloma Varela.

Sexta-feira, dia 4 de novembro
9h às 11h – Compreendendo o ensino baseado em avaliações, com a palestrante Maria José Galleno.
18h às 19h – Compartilhando boas práticas de ensino de idiomas no novo normal, com o palestrante Joe Dale.

Sábado, dia 5 de novembro
10h às 12h – A carreira profissional dos formadores de professores de língua inglesa (Pathways for Teacher Educators - British Council), com o palestrante Graham Stanley.
13h às 14h – Inteligência Artificial na aula de inglês: uso de reconhecimento de voz para desenvolver a autonomia dos estudantes, com a palestrante Raquel Ribeiro.
14h às 15h – Auto-avaliação como ponto zero para formação continuada, com o palestrante Graham Stanley.

PROGRAMAÇÃO – Encontro on-line de gestores escolares

9h às 9h30 – Abertura sobre Internacionalização de Escolas com o Ministério da Educação e British Council.

9h30 às 12h30 – Mini-curso sobre Gestão e Liderança Escolar: Internacionalizando sua Escola, com a palestrante Magali Nascimento, formadora credenciada do British Council.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *