Siga-nos

Educação

Estudantes de Engenharia da UFOB participam de competição nacional de AeroDesign

Publicado

em

Ascom UFOB

Estudantes dos cursos de Engenharia da UFOB de Bom Jesus da Lapa posam com aeronave que construíram | Foto: Divulgação UFOB

Desenvolver um protótipo de aeronave leve, não tripulada, projetada para o transporte de carga e que consiga voar com o máximo de peso possível. Esse é o principal desafio da equipe AeroChico, formada por 20 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa, que participa do torneio de acesso à 22ª SAE Brasil AeroDesign. Trata-se de uma competição que tem como objetivo difundir e compartilhar técnicas de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da realização de tarefas entre equipes.

“O desafio é uma oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e colocar em prática as teorias aprendidas em sala. Estamos felizes em poder representar a UFOB entre as instituições participantes”, diz Layse da Silva Inocêncio, vice-capitã da AeroChico. A organização estima que sejam inscritas aproximadamente 100 equipes de dezenas de instituições de ensino superior de todo o país. As três melhores vão participar da etapa internacional que acontece nos Estados Unidos.

Para construir a aeronave radiocontrolada, os estudantes utilizam a infraestrutura de laboratórios da UFOB. O restante dos recursos para custear peças e matéria prima vem do apoio financeiro de empresários da região. De acordo com o diretor do Centro, Professor Antonio Oliveira de Souza, a aeronave de testes foi concluída com sucesso. “Agora, a instituição está em busca de novos apoiadores para viabilizar a produção do protótipo final, que será utilizado na competição”, explica. O voo teste do protótipo foi realizado no dia 6 de abril, em Guanambi (confira no vídeo abaixo).

Os competidores contam com a orientação dos professores Filipi Marques de Souza e Miguel Ângelo de Oliveira Shaw. Segundo eles, a disputa estimula os estudantes a desenvolverem aptidões importantes em suas futuras carreiras, como liderança, espírito de trabalho em conjunto, planejamento e capacidade de inovação. Os docentes destacam ainda que o maior desafio do grupo foi construir o avião baseado em conhecimentos extraclasse, já que a Universidade não oferece o curso de Engenharia Aeronáutica. A equipe foi inicialmente formada a partir do Projeto de Extensão “Baja SAE UFOB”.

Voo teste da aeronave desenvolvida por estudantes da UFOB aconteceu em Guanambi | Foto: Divulgação

SAE Brasil
Da sigla em inglês para Society of Automotive Engineers, é uma organização de origem norte-americana responsável pelos estudos em engenharia de mobilidade e indústrias montadoras de automóveis e aeronaves. Os estudantes que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a redução de peso através de otimização estrutural ou a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.

As avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *