Siga-nos

Educação

Escola Municipal Dr. José da Costa Borges comemora 95 anos de história em Barreiras

“Costa Borges nossa história presente no futuro” marca quase dez décadas da instituição de ensino em Barreiras…

Publicado

em

Costa Borges

A Escola Municipal Dr. José da Costa Borges, localizada na rua Professora Guiomar Porto, Centro de Barreiras, Oeste da Bahia, foi a primeira unidade de ensino implantada no município em 1° de junho de 1927. Comemorando seus 95 anos esse mês, a escola é muito bem avaliada pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola vem oferecendo ao longo de todos esses anos.

De acordo com informações de alunos e antigos funcionários, seu nome é uma homenagem ao juiz que atuava na cidade e que veio a falecer pouco tempo antes de sua abertura oficial. A obra foi realizada a partir de uma planta arquitetônica padrão disponibilizada pelo Governo da Bahia, porém foi parcialmente custeada com recursos da então Intendência de Barreiras.

Durante algum tempo, a escola funcionou com um modelo que separava os estudantes por sexo, em alas distintas. Por décadas, a Escola Costa Borges esteve sob a tutela da Secretaria Estadual de Educação. Todavia, no início do século XXI, após ameaça de fechamento pelo Governo da Bahia, a unidade escolar voltou a ser administrada pela Prefeitura de Barreiras, o que permitiu o seu funcionamento ininterrupto desde a inauguração até os dias atuais.

Atualmente, a escola atende o total de 640 alunos e um quadro composto por 42 funcionários. Para comemorar os 95 anos da escola, toda a equipe gestora organizou uma série de eventos entre os dias 30 de maio a 03 de junho.

Costa Borges

Durante a semana os alunos realizaram diversas apresentações de poemas, jograis, pinturas e participaram de uma palestra na casa da cultura onde também puderam expor todos os trabalhos desenvolvidos. Além disso, os alunos foram contemplados com a presença de profissionais como psicólogos, cantinho da autoestima, ioga e a apresentação da banda 26 de Maio no encerramento da programação.

De acordo com a atual gestora Maria Leda, “A Escola Municipal Dr. José da Costa Borges completa 95 anos e é referência na educação de excelência, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis para atuar nas diversas áreas da sociedade e valorizar a nossa história. Por isso escolhemos o slogan Costa Borges nossa história presente no futuro”.

Fala Barreiras