Educação
Entenda como utilizar as tecnologias para a educação infantil
As tecnologias estão cada vez mais presentes na sociedade. Tendo grande poder nas mais diversas áreas, elas se tornaram um recurso extremamente importante na área da educação, especialmente na educação infantil, transformando o aprendizado.
Facilitando a forma como o conteúdo é propagado pelos professores aos alunos, as ferramentas tecnológicas são aliados importantes e que precisam ser incluídos cada vez mais nas realizações das atividades do dia a dia.
Tendo um papel prático na hora de produzir os conteúdos utilizados em sala de aula, como imprimir e encadernar apostila, a tecnologia também influencia em questões mais abstratas, como a expansão da visão de mundo sobre um determinado assunto.
A tecnologia e educação infantil
Quando se fala sobre sala de aula, muitas vezes, se tem em mente as antigas práticas de educação que ficavam presas apenas nos livros, alguns objetos educativos, como globo mundial, e o importante quadro.
Entretanto, as práticas didáticas têm se transformando cada dia mais, especialmente com o avanço tecnológico que disponibiliza recursos inteligentes que podem aproximar o aluno ainda mais dos conteúdos que estão sendo passados pelos professores.
O uso da internet nas escolas tem crescido consideravelmente, de acordo com um estudo realizado pelo Centro Regional de Estudo para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
De 2016 para 2020, a utilização das plataformas de mídias sociais aumentou de 66% para 82% nas escolas brasileiras. Número que pode ser explicado não apenas pela liberação de recursos por meio do Governo Federal, mas também pela importância da ferramenta.
É por meio da internet que os alunos conseguem ter uma visão mais profunda sobre o assunto que estão estudando, tendo em mãos acessos a exemplos que clareiam a compreensão.
Por exemplo, em uma aula de física, no caso de estudantes do ensino médio, eles podem compreender melhor como funciona uma persiana rolo motorizada, como a força motriz é aplicada na elaboração do objeto.
No caso da educação infantil, essa importância está ligada com o desenvolvimento da visão crítica sobre os tópicos que são ensinados pelos professores. Com o uso da tecnologia, elas conseguem pesquisar sobre o tema, questionando e criando novas ideias.
Assim, o papel das ferramentas tecnológicas durante os estudos dessa faixa etária é de promover um melhor desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, pois faz com que a criança tenha contato com um mundo diferente, mas abrangente.
É como se durante uma aula de português as crianças tivessem maior contato com a mudança da língua durante o tempo, observando essa transformação por meio de folder de festa dos anos 1960, por exemplo, comparando com a atualidade.
Esse contato com o diferente, com o passado e ideias que podem fazer parte do futuro, traz um maior dinamismo para a sala de aula, engajando os estudantes a participarem da aula e aprenderem melhor, com maior participação, no assunto.
Os principais benefícios para as escolas que implementam a tecnologia na educação infantil e outras séries são:
- Desenvolvimento de novas habilidades;
- Desenvolvimento do raciocínio lógico;
- Estímulo da criatividade;
- Estímulo da autonomia;
- Criação do pensamento crítico.
O impacto que ocorre sobre as crianças é o mais positivo possível, principalmente porque os professores terão acesso aos conteúdos que eles estão consumindo dentro da escola.
Desenvolvimento de novas habilidades
Os recursos tecnológicos possibilitam um maior estímulo do cérebro, fazendo com que as crianças construam conhecimento e maneiras de lidar com determinados temas.
Assim, elas conseguem criar aplicativos, projetos, ter mais foco e concentração, além de também desenvolver habilidades técnicas, como criar uma impressora profissional para gráfica com ajuda da internet e dos colegas.
Desenvolvimento do raciocínio lógico
Como dito anteriormente, as habilidades cognitivas são intensamente atingidas pelo uso da tecnologia. Isso ocorre porque esse instrumento gera um maior uso do cérebro, principalmente para a resolução de problemas.
De forma que o estudante se depara com diversos desafios que precisam de solução. Por exemplo, jogos de tabuleiros online, estratégias e problemas que podem ser encontrados em diversos sites.
Além disso, os professores podem passam trabalhos diferentes para serem executados pelos alunos, como fazer crachás de identificação por meio de programas de computador para a feira de ciências.
Estímulo da criatividade
O mesmo ocorre no processo de estímulo da criatividade. Despertando o senso de inovação, a tecnologia na sala de aula faz com que os estudantes pensem em novas possibilidades e também possam dar forma às suas ideias.
Outro ponto é que estimula um olhar mais aguçado para pontos que muitas vezes passam despercebidos. Assim, implementar a tecnologia no dia a dia dos alunos os leva a sair da caixa e criar um novo mundo.
Estímulo da autonomia
Nenhum professor deseja ter alunos que apenas absorvem o assunto e não o questionam. Nos dias de hoje, com a grande presença da tecnologia, as crianças estão cada vez mais por dentro dos temas, gerando discussões sobre ele.
Dessa forma, a tecnologia possibilita que os estudantes tenham mais acesso às informações, podendo ter maior participação durante as aulas e desenvolvendo para si mesmo a autonomia de procurar pelo que deseja saber.
Criação do pensamento crítico
Um dos grandes objetivos das escolas não é apenas ensinar o conteúdo para os seus alunos, mas fazer com que eles tenham opiniões próprias, ou seja, que tenham senso crítico sobre os temas e situações que aparecem durante a vida.
Muito importante para que o ser tenha empatia pelo outro, segurança dos seus ideias e maior curiosidade sobre o mundo, esse comportamento faz total diferença na educação dos estudantes.
Como inserir a tecnologia nas escolas
Há diversas maneiras que as escolas podem utilizar as ferramentas durante o ensino, de forma que consigam obter o máximo de vantagens possíveis, levando aos seus alunos uma boa educação e também tendo destaque da concorrência. As principais são:
- Audiolivro;
- Jogos pedagógicos;
- EAD;
- Recursos interativos;
- Canais de estudo.
Essas maneiras são fáceis de serem aplicadas, possibilitando também que os professores tenham controle sobre os assuntos que os alunos estão consumindo.
1. Audiolivro
Conhecido também como livros digitais, essa ferramenta está disponível em diversas plataformas da internet e pode ser baixada pela própria instituição de ensino, que irá incentivar ainda mais a leitura.
Isso porque o audiolivro pode ser facilmente acessado, além de que ele pode ser escutado em diversas ocasiões do dia, como durante o trajeto para a escola, durante o recreio, nas tardes em casa e em muitos outros ambientes.
2. Jogos pedagógicos
Há muitos jogos pedagógicos que podem ser realizados pelo computador e que tem como principal objetivo levar conhecimento para os estudantes.
Por exemplo, um jogo em que os alunos irão aprender conceitos da fotografia, como montar um ensaio profissional e muitos mais podem ser aplicados nas aulas de arte ou qualquer aula de outra matéria.
3. EAD
O ensino a distância passou a se tornar uma realidade durante a pandemia da Covid-19, ganhando destaque nas instituições de ensino.
Com isso, hoje, é muito comum ver escolas que adotam a prática em alguns casos específicos, como quando há tempestades na cidade e qualquer outro fenômeno em que não é possível ir até a escola.
4. Recursos interativos
Para incrementar o ensino, durante a aula os professores podem e devem fazer uso de recursos interativos, que proporcionam uma maior imersão do estudante no assunto que está sendo ensinado.
Esses recursos podem ser mural eletrônico, vídeos, televisor, projetor de imagem, jogos, animações e muito mais.
5. Canais de estudo
Os canais de estudo são uma ótima opção para que ocorra maior interação dos alunos, de forma que eles troquem ideias, opiniões e discutam o assunto, seja sobre a história do Brasil, como montar um cercadinho com porta ou anatomia humana.
Esses canais podem ser fóruns, plataforma da própria escola, grupos no e-mail institucional e qualquer outro lugar que a instituição de ensino ache apropriado.
O fundamental é manter o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que é possível realizar supervisionamento sobre o que eles estão acessando.
Considerações finais
O ensino infantil é muito importante para que as crianças tenham bom desenvolvimento cognitivo e social. Assim, para que o ensino seja passado de forma mais didática, atrativa, é necessário procurar ferramentas que possibilitem essa ação.
E é justamente esse o papel da tecnologia, que surge no campo como um complemento do que é perpassado pelos professores para os estudantes.
Podendo ser utilizada em qualquer segmento, como em uma empresa de jardinagem e limpeza, por exemplo, a tecnologia também tem um grande poder transformador na educação, incentivando a construção do pensamento crítico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18