Siga-nos

Educação

Enem 2021: Candidatos já podem pedir isenção da taxa de inscrição. Saiba quem pode pedir!

Os candidatos que pediram isenção em 2020 e desejam realizar um novo pedido para o Enem 2021, precisam justificar sua ausência. Saiba mais!

Publicado

em

As pessoas interessadas em solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano (Enem 2021) já podem enviar seus pedidos. O prazo para envio da solicitações se encerra no dia 28 de maio. Por isso, os candidatos precisam correr para não perder o prazo.

Para enviar seu pedido, o interessado precisa abrir um processo de solicitação através do Portal do Participante do Enem. Vale ressaltar que esse pedido só pode ser realizado através do Portal mencionado anteriormente.

No entanto, para que o pedido seja aceito pelo Inep, o candidato precisa se enquadrar em alguma das situações mencionadas abaixo.

Quem pode pedir isenção no Enem 2021?

  • Estudantes matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • Pessoas que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas;
  • Pessoas que cursaram o ensino médio em instituições privadas como bolsistas integrais, desde que a renda mensal familiar per capita seja igual ou menor a 1,5 salário mínimo;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e que estão inscritas no CadÚnico.

Quando será divulgado o resultado desse pedido?

De acordo com o cronograma do Enem 2021, os resultados das solicitações de pedido de isenção serão divulgados no dia 9 de junho. No entanto, se o pedido tiver sido negado, o candidato poderá recorrer no período de 14 a 16 de junho. Nesse caso, o resultado será divulgado no 25 de junho.

Enem 2021: Candidatos já podem pedir isenção da taxa de inscrição. Saiba quem pode pedir!

Faltou no dia da prova do Enem 2020? Justifique sua ausência!

De acordo com o Portal Nacional da Educação, o candidato que foi comtemplado pela isenção de taxa de inscrição no Enem 2020, mas faltou aos 2 dias provas e deseja solicitar sua isenção novamente, precisa justificar sua ausência.

Essa justificativa também deve ser realizada através do Portal do Estudante. Vale ressaltar que é necessário apresentar algum dos documentos listados abaixo para explicar sua ausência nos dias de aplicação do exame:

  • Boletim de ocorrência para assalto, furto ou acidente de trânsito na data do Enem;
  • Certidão de casamento ou união estável;
  • Certidão de óbito de membros da família;
  • Certidão de nascimento (para pais ou mães);
  • Mandados de prisão;
  • Atestados médicos ou odontológicos;
  • Declaração de exercício de atividade profissional;
  • Documento que ateste intercâmbio acadêmico;
  • Declaração de atividade curricular.

Quando começa o período de inscrições no Enem 2021?

As inscrições para o Exame vão começar no dia 28 de junho e permanecerão abertas até às 23h59 do dia 09 de julho deste ano.

Quando as provas serão aplicadas?

De acordo com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, as provas devem ser aplicadas em outubro e novembro. No entanto, há rumores de que o Exame seja aplicado somente no ano que vem, uma vez que a realização do Enem 2021 não está previsto no planejamento do Ministério da Educação para esse ano.

Além disso, especialistas dizem que o Governo Federal precisa agilizar o trabalho para conseguir cumprir todos os prazos necessários para a aplicação da prova. Afinal, para aplicar um exame complexo que envolve todo o país, as etapas precisam ser cumpridas com antecedência.

Diante desse cenário, por enquanto, resta aos candidatos apenas aguardar a divulgação de novas informações pelo Inep.

Enem 2021: Candidatos já podem pedir isenção da taxa de inscrição. Saiba quem pode pedir!

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras