Educação
Em Barreiras, colégio disponibiliza acervo da biblioteca durante a pandemia e estudante fala da paixão por Clarice Lispector
A biblioteca está sendo aberta uma vez por semana para que os estudantes continuem tendo acesso aos livros e ao conhecimento
Fonte: Ascom Secretaria da Educação do Estado da Bahia
O dia que marca o centenário da escritora Clarice Lispector (10/12) é também o dia do aniversário da estudante Layanne Miranda, 18 anos, matriculada no 2° ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Barreiras, Oeste da Bahia. A data, mais que especial, acaba tendo um significado diferente para a estudante que conheceu a vida e a obra da escritora, por meio do acesso à biblioteca da unidade escolar. A biblioteca está sendo aberta uma vez por semana para que os estudantes continuem tendo acesso aos livros e ao conhecimento.
A ideia surgiu da professora de Língua Portuguesa, Daiane Rodrigues, e logo contou com a adesão da estudante Layanne, que falou sobre o projeto e destacou a paixão pelo legado de Clarice Lispector. “A biblioteca é um espaço mágico que reflete a experiência das diversas personalidades de escritores. Vejo os livros como professores e cada um nos traz uma lição. Clarice é uma sedutora das palavras e ser intensa é a sua natureza e personalidade. Ler sua obra é querer estar preso em uma história capaz de mexer com as emoções”, afirmou.
A estudante também falou sobre a obra de Lispector favorita. “Quando conheci o livro A Hora da Estrela, eu fiquei duas semanas sem ler outro, amadurecendo a história. Acho riquíssima a abordagem solitária da figura feminina e a sua trajetória na sociedade. Virei fã dessa escritora maravilhosa que completa seu centenário nesta quinta-feira (10), mesmo dia em que eu faço aniversário”, comemorou a estudante.
A professora Daiane Rodrigues vai à escola todas as quartas para encontrar com os estudantes e fornecer dicas de leitura. “Neste ano atípico de pandemia, a biblioteca permaneceu fechada por alguns meses. Foi então que tive a ideia de ser voluntária na biblioteca para o empréstimo de livros. Considero uma maneira interessante de ocupá-los com a leitura nesses tempos difíceis”,
A proposta deu tão certo que teve outros desdobramentos, como bate-papos on-line, via Google Meet, e a produção de audiovisuais para serem publicados no Instagram, com indicações de títulos disponíveis na biblioteca escolar, como ressaltou o diretor da unidade, Jhoyne Rios. “A professora vem desenvolvendo um trabalho que explora todos os livros da biblioteca, com a participação dos estudantes. Eles gravam sobre as suas experiências de leitura e compartilham com a comunidade escolar o que o livro trouxe para eles e fazem paralelos com as próprias vidas”, afirmou.
A coordenadora de livro e biblioteca da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Alessandra Santana, também falou sobre o alcance do projeto. “Além de estimular a leitura, este projeto oportuniza que o estudante continue desenvolvendo suas atividades intelectuais e de uma forma prazerosa, conhecendo novas literaturas e gêneros”.
Segurança – Para ter acesso à biblioteca, os estudantes precisam agendar previamente, sendo permitido até cinco estudantes por vez. O uso da máscara de proteção individual e do álcool em gel são obrigatórios. Além disso, o ambiente funciona com as janelas e portas abertas, possui tapetes sanitizantes e acesso a pia com água e sabão.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18
Daiane
11 de dezembro de 2020 at 08:54
Bom dia!!!
Obrigada por compartilhar nossa história. Mas tenho uma sugestão: vocês precisam dar os créditos do site produziu a matéria, no caso educação.ba.gov.br.
Osmar Ribeiro
11 de dezembro de 2020 at 10:22
Se observar logo abaixo da foto principal, tem os créditos