Siga-nos

Educação

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM BARREIRAS:
Licenciatura e especialização através dos polos estaduais

POLO UAB BARREIRAS: Estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagens dos cursos e programas em EAD…

Publicado

em

Polo UAB Barreiras

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), ofertará 181 novos cursos de especialização e licenciatura, com disponibilidade de 7.240 vagas, conforme resultado final divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através dos polos Estaduais da UAB.

Na Bahia, em parceria com oito instituições públicas de Ensino Superior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO), o processo seletivo será realizado entre os meses de abril e junho, com a oferta de cursos em diversas áreas.

De acordo com Givaédina Moreira de Souza, da Diretoria de Políticas para Educação Superior da Secretaria do Estado da Bahia, Coordenadora do Polo de Apoio Presencial UAB Barreiras e Território da Bacia do Rio Grande, a Universidade Aberta do Brasil ofertará muitos cursos no Polo de Apoio Presencial UAB Barreiras.

O que é a Universidade Aberta do Brasil

Sistema criado para levar a universidade pública a locais distantes e isolados do País pela modalidade educação a distância (EAD). A UAB contribui para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas prioritariamente voltadas aos profissionais que trabalham na educação básica.

A UAB na Bahia é um programa vinculado ao Ministério da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que busca ampliar e interiorizar a oferta de educação superior pública, por meio da educação a distância.

Os polos UAB na Bahia fazem parte da política de fortalecimento do acesso ao ensino superior público e tem como prioridade garantir a formação inicial e continuada a professores e profissionais em exercício da educação básica, bem como a qualificação da rede pública de educação.

A UAB conta com 967 polos espalhados no Brasil afora, seja na região da Amazônia, no interior do Nordeste ou em áreas de fronteira, no Sul do País. A Bahia conta com 70 polos de apoio presenciais da UAB, dos quais 26 são polos estaduais e, destes, 22 estão aptos pela CAPES e seguem representados nos 21 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Onde estão localizados os polos:       

Alagoinhas, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itaberaba, Itapetinga, Pintadas, Salvador, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Seabra, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Campo Alegre de Lourdes, Juazeiro, Barreiras, Serrinha, Santa Maria da Vitória, Ribeira do Pombal e Macaúbas

De acordo com Givaédina “O Polo de Apoio Presencial UAB Barreiras-BA, conforme o Edital (9/2022), vamos receber os seguintes cursos superiores na modalidade EaD: Especialização: Docência para a educação profissional e tecnologia – DOCENTEPT (IFBA); Ensino de Matemática (IFBA); Gênero e Sexualidade na Educação (UFBA); Graduação: Física e Matemática (UESB); Dança, Música e Pedagogia (UFBA); Interdisciplinar em artes (UFRB); Ciências da Computação, Educação Física e Educação Inclusiva (UNEB)”.

“Estamos com o Edital de processo seletivo da Universidade Federal da Bahia | UFBA, através da Superintendência de Educação a Distância | SEAD, para oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia, em Dança e em Música, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Ministério da Educação/CAPES 2022 / 2023, para professores da rede pública de ensino e para os estudantes que concluíram o Ensino Médio e realizaram o ENEM no período de 2011 a 2021”.

Os cursos serão oferecidos a partir de agosto de 2022 e março de 2023, na modalidade Educação a Distância, com a realização de atividades presenciais obrigatórias, desenvolvidas no Polo de Apoio Presencial.

Polo UAB Barreiras

Fala Barreiras