Siga-nos

Covid-19

COVID NAS ESCOLAS:
Aumento de casos levam escolas a suspenderem as aulas presenciais em Barreiras

A nova onda de covid nas escolas tem preocupado a população barreirense nos últimos dias…

Publicado

em

Covid nas Escolas

Fachada lateral do Colégio Estadual Herculano Faria em Barreiras | Foto: Reprodução Yelp

As infecções por covid-19 vinham em queda em Barreiras, mas o índice de testes positivos dá sinais de uma nova alta da circulação do vírus na cidade. De acordo com o último boletim emitido pela prefeitura municipal no dia 06 de junho, foram concluídos 157 resultados sendo que 56 pessoas testaram positivo.  Segundo a Fiocruz e outros especialistas, em todo o País, há risco de novas ondas de Covid-19, mas a chance de agravamento é menor, por causa das elevadas taxas de vacinação.

Em Barreiras, escolas já registram outra vez grupos de alunos contaminados e voltam a exigir máscaras diante do novo cenário. Entre os motivos do aumento de casos na cidade, estão o menor uso de máscaras, que deixou de ser obrigatório na maioria dos locais, e o retorno dos eventos sociais, como festas de aniversário e confraternizações. Esse aumento nos casos positivos também reflete efeitos das aglomerações e deslocamentos nos feriados na cidade.

Atualmente, a maioria das escolas têm detectado aumento no número de casos positivos de covid-19 entre alunos e professores. O crescimento da contaminação tem sido provocado principalmente pela flexibilização de medidas preventivas, como uso de máscaras faciais, baixo isolamento e retomada de festas e confraternizações.

Essa semana, os alunos do Colégio Estadual Herculano Faria localizado no bairro Sandra Regina em Barreiras, tiveram as aulas suspensas após a confirmação de cinco casos de covid na escola entre seus funcionários e um caso na gestão escolar. De acordo com a diretora Audemara, “Suspendemos as aulas nessa quarta-feira após a confirmação de 5 casos entre os estudantes e um caso na gestão. Além disso, vários alunos da escola estão com sintomas gripais e por isso as aulas foram suspensas”.

Assim como o Colégio Herculano Farias, outras escolas também podem ter suas aulas suspensas se os casos aumentarem nos próximos dias. Por esse motivo, as escolas estão retomando o protocolo de segurança e recomendando o uso de máscara pelos alunos que até então já estavam frequentando as salas de aula sem a proteção facial.

Vale lembrar que em relação ao caso positivo, a escola deverá afastar imediatamente o aluno das atividades presenciais e garantir o cumprimento de isolamento para evitar que outras pessoas sejam infectadas. Em casos suspeitos, com dois ou mais sintomas, ou confirmados para covid-19 de estudante ou professor, a pessoa infectada deve recorrer ao isolamento por sete dias. Em casos de persistência dos sintomas, o período de isolamento sobe para 10 dias.

É importante destacar também que atualizar o cartão de vacina, com todas as doses disponíveis, é a principal arma contra complicações causadas pela doença. A vacinação contra Covid-19 já foi retomada na cidade e as pessoas que ainda não tomaram a terceira dose deverão procurar os postos de vacinação para tomar a vacina.

Fala Barreiras