Siga-nos

Cinema

Coronavírus: Séries e Filmes que ajudarão a melhorar seu inglês na quarentena

Ser fluente nesse idioma é muito importante tanto para estudantes que precisam melhorar suas notas quanto para profissionais que buscam evolução em suas carreiras

Publicado

em

Muita gente está aproveitando esse período de isolamento devido ao coronavírus para praticar seu inglês. Ser fluente nesse idioma é muito importante tanto para estudantes que precisam melhorar suas notas quanto para profissionais que buscam evolução em suas carreiras.

E uma das táticas mais utilizadas para complementar isto é assistir a séries e filmes na língua original. Por isso fizemos uma seleção de algumas das melhores para que você possa, de uma vez por todas, destravar seu inglês.

Séries

The Middle (2009 – 2018)

Essa série com 9 temporadas e mostra o cotidiano de uma família estadunidense que mora em uma pequena cidade de Indiana. Trazer personagens de uma mesma família mas de diferentes gerações possibilita um enriquecimento do vocabulário com situações corriqueiras dentro e fora da família.

The Big Bang Theory (2007 – 2019)

The Big Bang Theory é uma comédia que traz como personagens principais dois físicos que moram juntos e apesar de serem muito inteligentes, têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas. E apesar de uma vez ou outra trazer expressões especificamente científicas e que façam correr para um dicionário ou pesquisa no google, geralmente seus diálogos que focam em namoros e outros relacionamentos são ágeis e com várias gírias trazidas por algumas personagens.

Friends (1994 – 2004)

Esta não tinha como estar fora de nossa lista, pois é uma das mais maratonadas de todos os tempos. E depois que entrou para o catálogo da Netflix, a história dos seis amigos passou a ser acompanhada também pelas novas gerações. O que a torna excelente inclusive para iniciantes em inglês são suas situações do dia a dia sobre namoros, profissões, viagens e amizades sobretudo, tudo com episódios bem curtinhos. A linguagem é tão cotidiana que as situações se parecem muito com videoaulas propostas em cursos de inglês. Outro fator é que, como é uma série longa, quando chegar às últimas temporadas você já estará tão bem habituado com os bordões que muito provavelmente nem precisará de legendas.

How I Met Your Mother (2005 – 2014)

Feita nos mesmos moldes de Friends, traz as reminiscências de um pai contando a seus filhos como conheceu a mãe deles. E com isso o sitcom acaba trazendo várias ocasiões dele com os amigos com temas cotidianos e linguagem bem fácil de ser entendida. O humor ácido também é uma excelente oportunidade de entender gírias e expressões comuns.

The Good Place (2016 – 2020)

Pode uma comédia trazer elementos de filosofia? Sim, e The Good Place é uma prova disto. A série que começa com a chegada de Eleanor e seus novos amigos em um falso lugar bom trabalha também questões de ética. Por ter personagens de diferentes origens há também a oportunização de ouvir linguagens e sotaques específicos. Some-se a isso uma linguagem simples e ótimos diálogos que ajudam a enriquecer o vocabulário enquanto aprende filosofia com situações aparentemente banais.

Stranger Things (2016)

A série adolescente da Netflix é um dos maiores fenômenos da atualidade. Um grupo de crianças busca respostas sobre o sumiço misterioso de um deles. O vocabulário simples e acessível, sotaques marcantes e músicas dos velhos tempos são bons motivos para prender sua atenção.

Filmes

Toy Story (1995 e continuações)

Desenhos animados sempre são boas ferramentas para ouvir e aprender expressões comuns e simples, justamente por ser voltado a um público mais jovem. Por isso Toy Story, que já é considerado um clássico da animação, é indicado para todas as classes etárias e pessoas que buscam diálogos rápidos e bem fáceis de serem entendidos.

Bridget Jones’s Diary (2001 e sequências)

Bridget é uma mulher de 30 anos que nos conta tudo sobre seu dia a dia em seu diário. Como ela tem uma tendência em se meter em enrascadas temos vários diálogos voltados a relacionamentos, trabalho e divertimento. E por sua personagem ser britânica, traz uma pronúncia que fará você se acostumar com o sotaque inglês e aprender expressões utilizadas no país da Rainha.

Mamma Mia! (2008 e continuação)

Trazendo como pano de fundo as músicas de Abba, Mamma Mia! está em nossa lista por unir o útil ao agradável. Além dos diálogos, você também irá entrar em contato com letras de músicas já famosas e que podem ser facilmente acompanhadas enquanto aprende a pronúncia delas.

The Avengers (2012 e continuações)

Sim, filmes de super-heróis são excelentes, pois trazem linguagens e expressões bem corriqueiras, além de melhorar o entendimento de gírias e uma figura de retórica chamada ironia. E a série de filmes da Marvel trazem diálogos que são fáceis de ser acompanhados.

The Social Network (2010)

O filme que conta a história do fundador do Facebook é uma boa fonte para aprender termos voltados ao mundo geek, tecnologia e outras expressões que ajudam você a aumentar o vocabulário. Além de ser um curioso e bom longa.

Por fim, uma dica para você. Insira as séries e filmes em seus estudos começando a assisti-los em seu idioma original e com legendas em inglês. Após essa etapa fica mais fácil dominar e, já com conhecimento do conteúdo, poder assistir sem legendas e treinar bastante a audição. Bons estudos!

Fala Barreiras