Siga-nos

Educação

Conheça quatro benefícios do EAD para alunos e professores

Diminuindo as barreiras geográficas e o tempo, professores e alunos conseguem compartilhar e adquirir conhecimento

Publicado

em

Benefícios do EAD para alunos e professores

Imagem destaque: Reprodução UCEFF

O ensino a distância é uma ferramenta que veio para revolucionar a forma de educação no mundo. Diminuindo as barreiras geográficas e o tempo, professores e alunos conseguem compartilhar e adquirir conhecimento de qualquer lugar do planeta com apenas alguns cliques.

E com a pandemia, a importância do EAD ficou ainda mais evidente, proporcionando que milhões de estudantes no mundo todo pudessem ter acesso as aulas por meio da internet. Abaixo, a Innovio, plataforma EAD, lista alguns dos benefícios que tornam o EAD uma nova oportunidade para alunos e professores.

Benefícios do EAD para alunos e professores: Acessibilidade

A facilidade no acesso com o EAD é um dos principais benefícios para que esse método de ensino consiga se popularizar.

Em um país em que o acesso à internet está espalhado por todos os cantos, com mais de 134 milhões de usuários segundo pesquisas da TIC Domicílios, o acompanhamento de aulas por meio de celular, tablets ou computadores, se torna uma alternativa de estudo com mais comodidade, acesso à informação e, para os desenvolvedores, uma maneira de baixo custo para oferecer educação.

Benefícios do EAD para alunos e professores: Redução de custos

A redução de custos é um aspecto importante para o desenvolvimento do conteúdo e o quão facilitador ele é para professores e alunos. Nos cursos presenciais, as instituições gastam muito mais com estrutura física e uma mão de obra mais robusta.

Com o EAD, a plataforma consegue comportar uma maior quantidade de alunos, valores menores em mensalidades em cada disciplina e, ao permitir um custo menor ao aluno, aumenta a acessibilidade para que mais pessoas tenham acesso ao estudo.

Otimização de tempo e flexibilidade nos horários

O poder de tornar o acesso ao conteúdo flexível é um dos pontos importantes tanto para os alunos quanto para aos professores.

Enquanto o corpo docente pode preparar as vídeoaulas nos seus melhores horários sem precisar cumprir agendas de aulas, deixando o material armazenado na plataforma, os alunos também podem assistir e acompanhar a qualquer momento.

Além disso, o conteúdo disponível para estudo pode ser acessado de qualquer lugar, sem precisar gastar o tempo em viagens até um espaço físico e não prejudicar rotinas atarefadas que os alunos podem ter.

Variedade de cursos e capacitações

Apesar de ser um método conhecido especificamente para o ensino superior, o EAD pode ser uma alternativa em diversas vertentes de ensino.

Atualmente, o Mercado de Trabalho valoriza os cursos e capacitações dos candidatos, com o ensino à distância, o aluno pode optar por cursos profissionalizantes ou de especializações a sua área, com menor duração e mais objetividade para aprimorar o currículo.

“Vimos nesse período de quarentena que o EAD se tornou a principal alternativa de educação durante escolas, faculdades ou cursos presenciais em geral paralisados. Ainda assim, acredito que esse momento abriu as portas para impulsionar o ensino à distância quando a situação for normalizada, se tornando uma maneira mais recorrente das pessoas procurarem este tipo de estudo, por conta dos seus benefícios e pela sua flexibilidade em se adequar a sua rotina de maneira mais simples”, aponta Rafael Muller, fundador da Innovio.

Seja integrante de nosso grupo de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 42