Siga-nos

Educação

Conheça a nova Plataforma Nilo Peçanha e acesse dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) destina-se à coleta, tratamento e publicização de dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica…

Publicado

em

Plataforma Nilo Peçanha

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) dissemina os resultados de coleta e validação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (EPCT) em ambiente virtual, interativo e responsivo que privilegia a experiência do usuário a partir de contextos de dados sobre o corpo docente, discente, técnico administrativo, acadêmico e orçamentário-financeiro. Em sua quinta edição desde o lançamento em 2018, a PNP reúne informações acadêmicas e de gestão alcançadas pelas instituições que compõem a Rede EPCT. Na série histórica da PNP é possível visualizar as informações da Rede a partir de indicadores de gestão que ampliam a transparência, a governança e a prestação de contas.

A Plataforma integrada, concebida em gestão analítica de dados, como se apresenta hoje em Power BI foi construída a partir de técnicas de coleta, mineração e organização de dados, garantindo conformidade e relacionamento entre os diferentes contextos informativos para uma visão ampliada e longitudinal da gestão pública da Rede EPCT.

As informações convidam o cidadão a navegar e a customizar suas pesquisas, criar contextos de dados e informações a partir da experiência de filtros de navegação e dos diferentes contextos para compreensão dos dados da Rede Federal. 

A PNP tem como inspiração a vida de Nilo Procópio Peçanha, bacharel em Direito, senador da República, presidente do estado do Rio de Janeiro, vice-presidente e presidente do Brasil em 1909, um entusiasta da educação como motor de desenvolvimento do país, sendo considerado atualmente o Patrono criador da Educação Profissional e Tecnológica.

A nova r oupagem da PNP traz uma releitura de Nilo Peçanha a partir da ciência de dados, valorizando a história da PNP e inovando na apresentação visual, experiência de uso e na riqueza dos elementos visuais. Na primeira página da Plataforma estão disponíveis os botões para acesso aos dados da Rede EPCT, Indicadores de Gestão, Dados Orçamentários e Dados de Gestão de Pessoas. Ao acessar a Plataforma, o usuário vai conhecer estudantes da Rede atuando em espaços laboratoriais. “Quando planejamos a apresentação visual, sentimos a necessidade de mostrar a Rede EPCT por dentro, como ela é, com pessoas que a representam. Há um protagonismo dos estudantes nessa nova versão”

, enfatizou Poty Lucena, pesquisador e coordenador da Rede DSBR, responsável pelo desenvolvimento da nova versão da PNP. 

Os dados da Rede EPCT reúnem informações sobre números de unidades, cursos, matrículas, vagas, inscritos e concluintes. Essas informações podem ser acessadas de diferentes formas a partir de contextos como região, nome ou sigla da instituição, município ou estado e podem ser visualizadas a partir de uma série histórica considerando os cinco anos de existência da Plataforma. “Os dados da PNP são complexos e geram indicadores. Nosso desafio de pesquisa foi criar relações e categorias e agrupar dados mantendo a conformidade das informações, seguindo o guia de referência metodológica, um documento norteador que nos ajudou a criar a narrativa visual”, explicou Poty Lucena. 

Já os dados orçamentários podem ser acompanhados por região, identificador de resultado, grupo de despesa e por organização acadêmica. As informações orçamentárias são apresentadas em uma série histórica a partir de contextos como: execução do exercício, programação orçamentária e restos a pagar disponibilizando valores nominais e acumulados.

Além de tabelas, os dados são apresentados em mapas interativos, diagramas responsivos e demais artefatos visuais que aprimoram a qualidade da experiência do usuário para conhecer os dados da Rede EPCT. A partir de uma experiência visual inovadora, a Plataforma comunica dados da Rede Federal por uma narrativa que privilegia linguagem dialógica e cidadã ampliando a transparência junto aos diferentes públicos: instituições, órgãos de controle, comunidade estudantil, imprensa e órgãos de controle. A nova roupagem da PNP permite a geração de insights para a gestão estratégica e a tomada de decisões.

A nova Plataforma Nilo Peçanha será lançada nesta terça-feira (07/06) às 14h e poderá ser acompanhada pelo canal do MEC no YouTube. Vale destacar que o objetivo da nova versão é apresentar os dados da Rede Federal Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (Rede EPCT) de forma dinâmica, interativa, com uma narrativa que aprimora e prioriza o acesso do usuário em diferentes contextos de filtros.