Siga-nos

Educação

Como é desenvolvido o pensamento crítico nas crianças dentro das escolas de Barreiras?

Elas estão sendo preparadas para os desafios da vida adulta?

Publicado

em

Pensamento Crítico

Pensamento crítico é a capacidade que uma pessoa tem de pensar por si mesma, ou seja, de obter dados do meio em que está inserido e transformar as informações em opiniões e ideias próprias. Essa é uma habilidade fundamental não só para a vida pessoal, mas também para o âmbito acadêmico e profissional.

Com o estímulo do pensamento crítico desde cedo na escola, as crianças e os adolescentes desenvolvem capacidades emocionais e socioemocionais, essenciais durante o processo de crescimento. Pensar de forma crítica ajuda na organização dos pensamentos e também a tirar conclusões sobre si mesmo, sobre os outros indivíduos e sobre as situações do dia a dia.

Nas escolas de Barreiras, Oeste da Bahia, diversas atividades são desenvolvidas para instigar os alunos a avaliar e observar o que está acontecendo ao seu redor antes de tirar conclusões precipitadas.

Pensamento Crítico

Os alunos são estimulados a organizar as ideias e, consequentemente a criar novos cenários fazendo escolhas mentalmente, pensando nas hipóteses e realizando ações que trabalhem a parte cognitiva. Dessa forma, as crianças terão uma imaginação ativa desde cedo, desenvolvendo a criatividade, que é uma habilidade muito importante para diversos aspectos escolares e profissionais.

Com o estímulo do pensamento crítico desde cedo, os alunos serão capazes de pensar de forma racional, de refletir sobre as próprias atitudes e de decidir em que querem acreditar. O bom desenvolvimento do pensamento crítico é essencial para as escolhas que as crianças e os jovens farão em relação à profissão e à política, por exemplo, e outras decisões pessoais.

Para o desenvolvimento do pensamento crítico, é difícil encontrar um hábito que seja tão benéfico como o da leitura. Essa é uma atividade que estimula habilidades importantíssimas como a empatia, a criatividade, a atenção e a imaginação, além de ajudar nos estudos por meio da expansão do vocabulário e pela melhora da interpretação textual.

É com esse objetivo que a Escola Monteiro Lobato está desenvolvendo neste mês de Abril o Encontro Literário 2022, que é norteado pelo macroprojeto “EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA COM ACOLHIMENTO E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS”.

De acordo com a Diretora Pedagógica Tânia, a partir do encontro literário são idealizados e realizados todos os projetos do ano letivo em curso. “Dentre eles, está o Projeto de Leitura, desenvolvido no decorrer do 1º Trimestre com culminância no ENCONTRO LITERÁRIO MONTEIRO LOBATO, em que haverá apresentações de teatro, música, dança, poesia, exposições de trabalhos, contação de histórias e lançamento de livros, numa maravilhosa viagem pelo mundo da literatura, da arte e da cultura!”

De acordo com Tânia, “Esses momentos são muito importantes para a formação socioemocional de nossos educandos, para o fortalecimento dos laços familiares e certamente para desenvolver o seu protagonismo não apenas na Escola, mas também em outras esferas sociais”.

No entanto, os benefícios não param por aí: ler bastante também faz com que as crianças e adolescentes (e, claro, pessoas de todas as idades) entrem em contato com diferentes histórias, personagens e situações. Isso faz com que o estímulo ao pensamento crítico seja sempre estimulado, já que as opiniões (do leitor e do narrador) são parte da construção da narrativa. É perguntando, questionando que os alunos fazem novas descobertas.

E, evidentemente, as crianças estão imersas em um ambiente no qual tudo é novidade. Estimular as questões e respondê-las é uma ótima maneira de desenvolver o pensamento crítico nessas pequenas mentes em expansão.

Neste sentido, a Escola Sonho de Talita também está desenvolvendo um trabalho voltado para o protagonismo e desenvolvimento crítico dos seus alunos. Através de projetos de leitura, gincanas literárias e apresentações teatrais os alunos estão tendo a oportunidade de estimular o pensamento crítico através de estímulos da criatividade e da capacidade de criar opiniões.

Pensamento Crítico

Em comemoração ao mês do livro, as escolas de Barreiras têm se empenhado através dos projetos de leitura em preparar seus alunos para os desafios da vida adulta e para serem protagonistas em todas as áreas da vida adulta.

Sendo assim, além de trazer à tona algumas questões polêmicas ou que fazem parte do cotidiano, esses projetos também contribuem com a questão da argumentação. Esse é um aspecto essencial para o dia a dia de qualquer pessoa, mas ainda mais importante para crianças e jovens que estarão, em poucos anos, em contato direto com as redações dos vestibulares, por exemplo.

Fala Barreiras