Siga-nos

Educação

Como a Base Nacional Curricular está sendo trabalhada nas escolas de Barreiras se não existem laboratórios de informática?

A implantação do laboratório escolar é um dos principais investimentos necessários nas escolas públicas de Barreiras no contexto atual…

Publicado

em

Base Nacional Curricular

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução Atalaia Pop

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Um dos principais objetivos da Base Nacional Comum Curricular é promover mais igualdade e equidade nos processos educacionais de escolas brasileiras – tanto públicas quanto privadas. Isso busca garantir que todos os estudantes terminem a Educação Básica com as aprendizagens essenciais plenamente desenvolvidas, de acordo com as necessidades de cada um.

Em Barreiras, Oeste da Bahia, um dos principais desafios para as escolas públicas é desenvolver as aprendizagens apontadas pela BNCC como essenciais e, ao mesmo tempo, refletir a identidade da instituição uma vez que não possuem recursos pedagógicos, nem laboratório de informática. Nesse sentido, as escolas têm o desafio de construir um currículo que contemple não apenas as aprendizagens apontadas como essenciais, mas que também trabalhe aspectos relevantes do contexto do alunosem que haja os recursos tão necessários para o desenvolvimento dessas habilidades.

É importante destacar que a BNCC encoraja as instituições de ensino a incluir em seus currículos temas relacionados à região e ao contexto em que o estudante está inserido, contemplando assim assuntos ligados à história, à cultura e às tradições da sua comunidade.

Para isso, é importante que a proposta curricular seja construída de forma colaborativa, contando com a participação de profissionais da educação e de membros da comunidade que ajudem a combinar todos esses aspectos ao documento.

A incorporação da tecnologia no ensino é indispensável e também deve ser pensada nesse processo, já que os alunos estão cada vez mais conectados e atentos aos assuntos disponíveis na internet. Nesse caso, o material didático que vai além do livro e contempla Objetos Educacionais Digitais (OEDs) pode ser um grande aliado na inclusão da tecnologia no processo pedagógico.

A cultura digital está prevista na BNCC, que enfatiza a necessidade de as instituições de ensino incentivarem o uso das ferramentas tecnológicas para promover o conhecimento. Isso fica claro na 5ª competência geral do documento: “Ensinar o aluno a utilizar a tecnologia para promover conhecimentos, descobrir, se comunicar e resolver problemas, sempre de forma crítica, reflexiva e com ética, instruindo o uso responsável, tanto como usuário, quanto como criador de conteúdo digital. ”

Sem os laboratórios de informática nas escolas públicas de Barreiras, essa habilidade não está sendo desenvolvida efetivamente. De acordo com a BNCC os laboratórios de informática devem ser usados nas escolas como política pública educacional de inclusão digital para possibilitar a inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), dessa maneira proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento de atividades educacionais de apoio ao ensino.

Contudo, a Base não determina como essa inserção da tecnologia deve ser feita. Cabe à escola, então, optar por soluções que atendam aos conteúdos propostos no currículo e incentivem os estudantes a buscar mais conhecimento, trazendo a tecnologia como aliada do processo pedagógico. Logo, a escolha das soluções e a estratégia utilizada para introduzir a tecnologia em sala de aula também serão diferenciais para cada instituição.

Além dos laboratórios de informática, o laboratório de ciências também é muito importante nas escolas. Um dos principais benefícios do laboratório escolar é aplicar a teoria estudada, fazendo com que os jovens testem conceitos e formulem ideias sobre determinado assunto. Por isso, o espaço geralmente é utilizado por disciplinas como Biologia e Matemática, mas também pode ser útil para outras áreas do conhecimento. Portanto, a implantação do laboratório escolar é um dos principais investimentos que precisa ser feito nas escolas públicas de Barreiras no contexto atual.