Siga-nos

Educação

Casos de violência nas escolas de Barreiras são cada vez mais preocupantes

Sucessivos casos de violência nas escolas do município têm deixado a população bastante apreensiva e amedrontada…

Publicado

em

Violência nas Escolas

O Brasil é um país onde a segurança sempre foi uma questão de imensa preocupação. Seja na rua ou em estabelecimentos fechados, é raro achar alguém que afirme se sentir 100% seguro e tranquilo aqui. De fato, o crime e a violência cresceram tão significativamente nos últimos tempos que até mesmo as instituições de ensino e escolas acabaram se tornando palco da violência.

Muitos são os casos de fatalidades nas escolas brasileiras atualmente. Em Barreiras, Oeste da Bahia, dois casos graves de violência dentro das escolas foram registrados em menos de 15 dias. O primeiro deles foi a tragédia ocorrida no Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, em que um jovem invadiu a escola e com uma arma de fogo atirou contra os alunos, atingindo uma aluna cadeirante, identificada como Geane da Silva Brito, 20 anos, que acabou morrendo durante o ataque.

Alguns dias depois, um adolescente de 14 anos usou uma arma branca para ferir um colega de 16 anos durante uma discussão dentro do Colégio Municipal Padre Vieira, fato que ocorreu na última quinta-feira (6). O estudante ferido está hospitalizado no Hospital do Oeste.

Os sucessivos casos de violência que vêm ocorrendo nas escolas do município têm deixado a população bastante apreensiva e amedrontada. < em>“A escola deveria ser um ambiente seguro para as nossas crianças e jovens mas tem se tornado um lugar perigoso para os nossos filhos”

, relata uma mãe que deixou seu filho de 10 anos em casa durante uma semana por medo, após o ataque do Colégio Eurides Sant’Anna no último dia 26.

As instituições de ensino devem garantir proteção, segurança e o bem-estar de seus alunos, professores e colaboradores, cuidando de seu espaço físico interior e exterior, desde as salas de aula até os arredores do local. Para formar cidadãos e educar os estudantes, é necessário que eles se sintam no mínimo seguros dentro do ambiente escolar.

Afinal, um local inseguro pode causar medo, estresse, ansiedade e dificuldades de prestar atenção. Escolas devem ser lugares onde o aprendizado e a integração social sejam o foco dos estudantes, levando a uma experiência positiva que gere satisfação, curiosidade e mais qualidade de vida. Todas essas coisas são impossíveis de serem vivenciadas se há um medo constante do perigo.

Desse modo, a violência nas escolas de Barreiras precisa ser analisada pela administração pública com a seriedade necessária. É crucial que as instituições tenham um porteiro escolar qualificado e apto para cuidar do controle de entradas e saídas, monitorar e lidar com diversas situações dentro da escola.  Além disso, devem buscar o apoio necessário para tomar medidas urgentes que minimizem os riscos ao máximo possível.