Siga-nos

Educação

Aluno do Colégio Luiz Viana Filho em Santa Rita de Cássia se destaca na Olímpiada de Matemática-OBMEP

Breno Silva dos Santos conquistou medalha de Ouro na OBMEP 2022…

Publicado

em

Uma sociedade informada apoia investimentos em pesquisa e valoriza a dedicação dos estudantes promovendo oportunidades para a divulgação do conhecimento adquirido em sala de aula.

Breno Silva dos Santos é um grande exemplo disso. Aluno do 1° ano vespertino do Ensino médio do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, de Santa Rita de Cássia, Oeste da Bahia, conquistou a Medalha de Ouro na OBMEP 2022, foi Medalha de Prata na OBMEP 2021 e em 2019 recebeu a Menção Honrosa. O estudante é Monitor de matemática do Projeto Mais Estudos da SEC.

É pensando no desenvolvimento e no protagonismo estudantil vivido por Breno, que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia vem investindo em atividades que estimulam a ampliação do saber nas ciências da natureza, com projetos como o Ciência na Escola e a FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia).

Na Bahia, em 2022, diversos estudantes obtiveram destaque nas feiras científicas, como Breno, que participou da FECIBA com seu projeto “Lanterna Sustentável”. Para além disso, o jovem de 16 anos contribuiu no projeto de Iniciação Científica da sua escola com a criação de uma caneta à base de bambu com fins sustentáveis.

Com isso, fica claro que a escola pode contribuir para o conhecimento científico dos jovens e adultos e em sua associação com outros saberes, dando oportunidade para enfrentar desafios e decisões a partir dos seus anseios diante do mundo científico-tecnológico.

Vale destacar que a FECIBA tem como objetivo promover a popularização da Ciência e o fortalecimento da Educação Científica por meio de projetos desenvolvidos por estudantes e educadores da rede pública estadual da Bahia.

Esse ano, estudantes e professores da rede estadual de ensino da capital e do interior, participaram da décima edição da maior feira de ciências e inovação da rede estadual que teve como tema “Pesquisa Científica e Projeto de Vida – desafios da educação básica”.

Fala Barreiras