Siga-nos

Educação

A saúde mental no contexto escolar e familiar

Como os cuidados com a saúde mental têm sido trabalhados em Barreiras…

Publicado

em

Saúde Mental

Cuidar da saúde mental e emocional, principalmente no contexto atual, é tão importante quanto zelar pela saúde física. No entanto, o tema ainda é visto como tabu pela sociedade, sobretudo em relação ao suicídio, mesmo depois de ter sido pauta de muitas páginas midiáticas nos últimos meses.  

A atenção à saúde mental ainda constitui um desafio na organização do atendimento cotidiano. A escassa literatura com dados empíricos em países em desenvolvimento indica a necessidade de obtenção de informações mais precisas sobre as condições associadas aos problemas de saúde mental, principalmente em relação aos escolares, que constituem a maior parte da clientela encaminhada para atendimento psicológico em serviços públicos de saúde.

Em Barreiras, algumas instituições vêm desenvolvendo projetos para atender pessoas com problemas relacionados a saúde mental. Um exemplo disso é o projeto desenvolvido pelo “Somos Rede”. O Somos Rede é um Projeto criado pelo “Somos Todos Filhos de Deus” que atende os indivíduos com depressão, ansiedade, ideação suicida e familiares enlutados.

Para divulgar o projeto e atender mais pessoas que necessitam desse acompanhamento, o Somos Rede realizará um talk show com as participações de especialistas como a psicóloga escolar Emmia Carvalho, a psicóloga Saiara Teixeira e a professora da Unifasb Sandra Lousada. O evento acontecerá no auditório do IFBA, no dia 19 de maio, às 15 horas, com a mediação da professora Marcia Rasia.

Com o tema “saúde mental no contexto escolar e familiar” o somos rede pretende ajudar a comunidade barreirense a refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde mental tanto no ambiente escolar como familiar.

 “Estamos tentando tecer uma rede para podermos ajudar a população de Barreiras. Temos hoje uma média de 450 atendimentos por mês e já tivemos 680 graças a Deus. O número baixou, mas esperamos que com esse evento, mais pessoas nos procure. Pretendemos ajudar as pessoas com informações e um espaço para tirar dúvidas sobre o tema. Triste realidade é o número de alunos que aqui recebemos. Acredito que alcançaremos o nosso objetivo. Fortalecendo para fortalecer esse é o objetivo”. Afirma Carlos Cruz, organizador do Talk Show.

Deste modo, cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde criança, para evitar a e que ela se prolongue com o passar do tempo. Vale lembrar que é sempre tempo de cuidar da saúde mental, e não apenas quando se nota que algo não está como deveria. Portanto, a atenção com a saúde mental precisa fazer parte do dia a dia, assim como o zelo com a saúde parte física.

Fala Barreiras