Siga-nos

Educação

A necessidade de fortalecimento da escola pública em Barreiras é uma realidade no contexto pós pandemia

Ações pós pandemia são necessárias para evitar evasão escolar e o aumento do índice de analfabetismo…

Publicado

em

Escola Pública

Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo | Foto: Dircom Barreiras

O provável aumento de índices de analfabetismo e evasão escolar tem sido apontado por especialistas como uma das principais consequências desse período prolongado de paralisação das atividades presenciais. Embora as redes de ensino tenham buscado, por meio da oferta de atividades de ensino remoto, reduzir os prejuízos na aprendizagem de seus estudantes, o desafio de oferecer um ensino de qualidade, principalmente na rede pública foi um grande desafio para toda a comunidade escolar.

Durante a pandemia, foram percebidas profundas defasagens e um enorme déficit na aprendizagem, que vem desencadeando diversos problemas para os alunos, professores e as próprias instituições. 8,4% dos alunos entre 6 a 34 anos abandonaram os estudos em 2020, segundo o Datafolha.

Diante desse cenário, torna-se necessário que o município de Barreiras desenvolva ações de fortalecimento da escola pública com o objetivo de evitar a evasão escolar e o crescimento acelerado da taxa de analfabetismo como consequência da paralização das aulas presenciais durante a pandemia.

Uma recomendação em comum elaborada por organismos internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Unesco e Banco Mundial é a ênfase em estratégias para acompanhar e estimular o engajamento dos estudantes. A OCDE, por exemplo, destaca: “As escolas devem desenvolver um sistema de comunicação e uma forma de checagem diária com cada aluno”.

Na retomada das aulas presenciais, especialistas e organizações têm reforçado a importância dos gestores educacionais e escolares desenvolverem ações específicas com foco nos alunos com maior risco de evasão durante após esse período fora da sala de aula.

Entre as principais ações para o fortalecimento da escola pública em Barreiras nesse contexto pós pandemia deve ser em investimentos no setor educacional, com ações que ofereçam condições tanto para os professores quanto para os alunos de terem um ensino de qualidade diante do grande desafio vivenciado pelo setor educacional.

Diante disso, torna-se necessário que os órgãos competentes de Barreiras procurem identificar os alunos que precisam de apoio financeiro para atendimento e acione recursos de outras secretarias, como assistência social para evitar que esses alunos abandonem a escola. Além disso, deve-se fazer uma busca ativa dos estudantes que não voltaram a frequentar a escola e estabeleça estratégias de acompanhamento dos estudantes com maior propensão a evadir.

Contudo não se deve esquecer que o engajamento dos pais nesse momento é muito importante pois eles são parceiros fundamentais nesse processo de recuperação e aprimoramento da educação dos seus filhos, uma vez que para recuperar a aprendizagem perdida durante a pandemia.