Siga-nos

Educação

6 dicas de aplicativos para organização dos estudos

Conheça seis aplicativos para organizar seus estudos e ser mais focado e produtivo durante o seu processo de aprendizado

Publicado

em

aplicativos para estudos

Fonte: Pexels

Hoje em dia, é possível ter todos os recursos necessários para alcançar metas de trabalho ou estudo na palma da mão. A tecnologia dos Apps veio para facilitar a vida das pessoas, como é o caso dos aplicativos para estudos.

Não importa qual é o seu objetivo ou desejo, sempre vai encontrar algum deles para te auxiliar na organização e na execução de tarefas.

Se é isso que está procurando, neste artigo vai conhecer seis aplicativos para estudos que poderá baixar no seu celular. Com eles, vai conseguir tanto organizar seu cronograma de estudos como manter o foco e fazer resumos. Continue lendo para conhecê-los e aproveite o desafio que propusemos no final do artigo para aplicar o que aprendeu sobre planejamento e organização de estudos em outros objetivos que deseja realizar.

Quais as melhores maneiras de organizar uma rotina de estudos?

aplicativos para estudos
Fonte: Pexels

Todo estudante precisa organizar a sua rotina de estudos. Sem ela, nenhum aplicativo poderá ajudar de fato.

Por isso, antes de baixar um aplicativo no celular, analise como é a sua rotina, quais são as suas atividades atuais, o que pode ou está disposto a abrir mão para se dedicar aos estudos.

O próximo passo é definir um local e um horário para estudar. Como somos seres de hábitos, no começo dos estudos é preciso ter um local específico de estudos, porque é preciso condicionar o corpo e a mente à nova rotina.

Tendo essas informações, o ideal é verificar quais são as disciplinas que precisa estudar para montar um cronograma de estudos.

A verdade é que a melhor maneira de organizar a sua rotina de estudos é respeitando os limites do seu corpo e do seu tempo. 

Por esse motivo, antes de começar a estudar, prepare tudo o que for necessário para facilitar o seu processo de aprendizado.

Você pode inclusive pegar aqueles livros que estão guardados e criar uma biblioteca em casa. Dessa maneira, vai ter todo o material de estudos sempre à mão.

E para evitar distrações e conseguir cumprir suas metas, antes de sentar para estudar, deixe em ordem:

  • O material de estudos: livros, cadernos, post-its, caneta, lápis e outros;
  • Água suficiente para as horas que separou para estudar;
  • O celular deve estar no silencioso para evitar distrações;
  • Pratique alguma atividade física, pelo menos, três vezes por semana;
  • Cuide da sua alimentação ⏤ quanto mais saudável melhor será o seu desempenho nos estudos.

Aplicativos para estudos que melhoram a sua organização e o seu rendimento

aplicativos para estudos
Fonte:
Pexels

Manter o foco nos estudos é um desafio para os estudantes, pois, além dos eventos ocasionais e as distrações, existem as dificuldades naturais do ser humano para focar naquilo que lhe é desinteressante.

Para superar esse desafio, pode usar alguns Apps apropriados para essa função. A seguir, confira alguns deles.

●    Pomodoro

O método Pomodoro foi criado no final dos anos 80 para ajudar estudantes universitários a manter o foco e aumentar a produtividade nos estudos. Hoje, ele pode ser encontrado como um aplicativo.

A técnica consiste em respeitar o tempo que o cérebro consegue se manter interessado por um assunto. Assim, a pessoa pode estudar 25 minutos e descansar 5 minutos, retornando para continuar o estudo.

●    Focus Plant

Esse é outro aplicativo que promete aumentar o seu foco, melhorar o autocontrole e remover as distrações.

Ele utiliza a forma de gamificação, determinando um tempo para fazer as atividades. Para isso, é preciso salvar uma paisagem árida em que seu tempo programado vai se transformando em pingos de chuva, caso saia do aplicativo antes do horário marcado, perde toda a água acumulada reiniciando o jogo.

Não importa se está se preparando para um concurso público, fazendo um doutorado ou estudando para o vestibular. Organizar as tarefas será sempre um desafio. Por isso, conheça dois aplicativos que podem ser usados para a organização de estudos.

●    Google Calendar

Esse App é ideal para os mais distraídos. Se você tem dificuldade em lembrar o dia das provas ou da data para entregar algum trabalho, pode deixar essa tarefa aos cuidados do Google Calendar. Ele nunca te deixará esquecer um compromisso. Basta, para isso, deixar tudo agendado.

●    Trello

Esse aplicativo é uma ferramenta de organização muito eficaz. Nela é possível criar check lists e lembretes, tudo em um único lugar.

Durante seus estudos, você pode anotar os livros que está lendo, um resumo ou algum trabalho. Ele é bem interessante para consultar quando estiver fora do local de estudo.

Além do foco e da organização, uma das dicas para estudar em casa mais importante são os resumos. Todo estudante sabe a importância dos resumos para sintetizar as disciplinas estudadas e validar o próprio aprendizado.

Por esse motivo, sugerimos mais dois aplicativos para anotar o que aprendeu em um único lugar.

●    One Note

Com esse aplicativo, você consegue resumir as matérias que estudou em formato de textos; é possível ainda inserir imagens ou gravar em áudios.

Essa é uma facilidade que está sempre perto de você; inclusive, se, durante algum momento do dia, perceber que não compreendeu algum ponto da matéria, poderá deixar anotado para revisar em outro horário.

●    Mindomo

Esse é um aplicativo para quem prefere resumir usando os mapas mentais. Se esta é a sua maneira de compreender a matéria, não existe mais dificuldade para criar mapas mentais utilizando o Mindomo.

Chegamos ao final das dicas de aplicativos para estudos.

Agora queremos te propor um desafio sobre aplicação de aprendizado sobre organização de estudos em outras áreas da vida. Afinal, todo estudante precisa usar o seu conhecimento nas situações do dia a dia, não é verdade?

Então vamos explicar a nossa sugestão. Você deve ter observado durante esse texto que para estudar precisou: planejar, organizar e encontrar aplicativos para te auxiliar na realização dos seus estudos.

A pergunta é: como você poderia aplicar essa mesma técnica de organização de estudos em outras áreas da sua vida, por exemplo: comprar um apartamento em São Paulo?

Para te ajudar, deixamos aqui duas dicas para iniciar o desafio: a primeira é aprender como comprar um apartamento. Isso porque, comprar um imóvel não é tão simples quanto parece. E um bom plano de compra deve incluir o aprendizado sobre como comprar imóveis, em primeiro lugar.

A segunda dica é aprender o que é e como calcular o INCC.

Agora deixe nos comentários o que achou dos aplicativos e do desafio. Ficaremos felizes em conhecer a sua opinião.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras