Siga-nos

Educação

10º Batalhão realiza certificação da 1ª Turma do Projeto Escolinha de Trânsito: Educação e Cidadania

176 (cento e setenta e seis) alunos concluíram o curso e receberam certificado…

Publicado

em

Projeto Escolinha de Trânsito

A educação no trânsito é essencial quando se trata de evitar acidentes. Um grande número deles ocorre devido à imprudência ou ao desconhecimento das leis. Por isso, é essencial educar as crianças nessa área.

Crianças que recebem educação no trânsito não somente terão menor probabilidade de sofrer algum tipo de acidente, como também se tornarão adultos responsáveis e com conhecimento das leis. Dessa forma, elas serão, portanto, motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros mais conscientes e cautelosos.

Em Barreiras, Oeste da Bahia, o projeto da Escolinha de Trânsito, que visa ensinar para as crianças desde ce do as regras do trânsito e segurança, é uma parceria com a Polícia Militar da Bahia, a Prefeitura de Barreiras, o Rotary e a Auto Escola Camila.

Integrado aos parceiros, a escolinha conta com pista de simulação equipada com sinalização de ciclovia, vagas para estacionamento, área de ultrapassagem, placas e ciclomotores de carro, moto e também patinete.

Além disso, ainda conta com o espaço pedagógico para aulas teóricas que receberá crianças e estudantes da rede pública e privada. Assim, a Escolinha de Trânsito funciona diariamente com aulas teóricas e práticas, aberta também para as crianças que desejam conhecer o projeto.

Após conclusão do curso, o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, certificou 176 (cento e setenta e seis) alunos da 1ª Turma do Projeto Escolinha de Trânsito: Educação e Cidadania.

O evento aconteceu na manhã do dia 01.12.2022 e contou com as presenças do Secretário de Segurança Cidadã e Trânsito do Munícipio de Barreiras, Álvaro Sampaio Junior, o Diretor da 10ª CIRETRAN – Barreiras, Valdeci Marques de Souza Filho, o Sub Diretor da COOTRANS, Carlos dos Reis Silva, a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gabriela dos Reis Silva e demais parceiros que contribuíram para que o projeto fosse possível.

“Este projeto visa fortalecer as ações integradas entre a PMBA e a Educação Municipal, momento em que o equipamento atual torna-se disponível às crianças quanto ao conhecimento e aplicação das normas de trânsito, cidadania e respeito a vida. Processo esse que se inicia na infância e que tem um papel de conscientizar os futuros condutores de veículos a respeito das leis e comportamentos a serem seguidos nas diversas situações das ruas”, afirma Ten. Cel. PM Camilo Otávio Alonso Uzêda-CMT do 10º BEIC.

Fala Barreiras